A importância da formação técnica para entrar no mercado de trabalho


A concorrência no mercado de trabalho é muito grande, por isso, uma boa formação profissional é essencial para sair na frente de milhares de concorrentes. Uma das opções é justamente a formação técnica, ou seja, fazer um curso técnico se tornou algo muito recompensador no Brasil.

Vale ressaltar que, na atualidade, 72% daqueles que optam por um curso acabam se formando com emprego já garantido.


É importante destacar que em média um curso técnico dura de um a dois anos, tempo pequeno se considerarmos a duração de um curso superior em uma universidade. Além disso, os próprios trabalhadores do setor afirmam que é fácil conseguir emprego, pois as vagas são muitas. Além disso, As áreas também são diversificadas, ao todo são mais de 160 opções de cursos técnicos nas mais diversas áreas.

Outro fator importante são as promoções, isso mesmo, o técnico também estar sujeito a ser promovido de cargo, dessa forma, mais responsabilidade e importância dentro da empresa, bem como salário maior. De início, o técnico poderá receber até R$ 2.000,00, porém, no decorrer da carreira juntamente com promoções e em um cargo de especialista, por exemplo, a remuneração fica perto de R$ 10.000,00.

O grande setor e aquele que melhor paga aos futuros técnicos é o industrial. Por meio de uma pesquisa realizada pelo Senai, foi constatado que os técnicos que atuam em industrias ganham em média 24% a mais do que aqueles que atuam em outras áreas.



“A indústria procura reconhecer e valorizar muito esses profissionais porque são profissionais difíceis. Então, eles têm um salário diferenciado no mercado. As empresas se protegem muito para manter os seus técnicos”, comentou o gerente geral Giovanni Campos.

Os cursos técnicos não são referências apenas aqui no Brasil, na Europa e principalmente na Alemanha, por exemplo, são procurados de forma extensiva pelos estudantes. Todo esse sucesso está ligado ao fato da grande variedade do mercado de trabalho e bons salários.

Sendo assim, é possível concluir que o curso técnico pode ser uma ótima ponte de ligação entre o jovem estudante e o mercado de trabalho brasileiro.

Por Bruno Henrique

Deixe o seu comentário

2 comentários em “A importância da formação técnica para entrar no mercado de trabalho

  1. genivalda gomes cavalcante

    bom dia gostaria de saber se há vagas para os novos cursos

  2. Ianca Prates Martins

    gostaria de aprender bastante com os cursos que estão desponiveis