Bolsas de Estudo em Cursos Técnicos no Senai Bahia

Categorias: 2021 - Bahia - Bolsas de estudo - Cursos - Cursos técnicos - Senai

O Senai Bahia oferece 565 bolsas de estudo distribuídas entre 21 cursos técnicos.



O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), unidade da Firjan, está com vagas em aberto para pessoas interessadas em ingressar em um curso técnico. Trata-se de 565 bolsas de estudo. Excelente oportunidade para pessoas que almejam um ingresso mais rápido e de maior qualidade no mercado de trabalho. Hoje os cursos técnicos e profissionalizantes encurtam e facilitam o caminho entre o trabalhador e a oportunidade de trabalho. Neste artigo você encontrará informações úteis para buscar uma vaga entre as bolsas disponíveis.

Informações sobre como concorrer a uma vaga

O SENAI Bahia está com, ao todo, 5.690 vagas para cursos técnicos e profissionalizantes. Porém 565 são para bolsas de estudos que tem uma modalidade um pouco diferente, e tem um regulamento próprio. As bolsas são destinadas para alunos que obtiveram mais de 500 pontos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) entre 2016 e 2020.

Existem cursos presenciais e semipresenciais, respectivamente 380 e 185 bolsas ao todo. É importante ressaltar que entre os cursos disponíveis estão alguns super procurados e demandados pelo mercado como o Cibersistemas para Automação, Internet das Coisas (IoT) e Biotecnologia.

As vagas para o presencial são para 11 municípios, entre os quais Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Serrinha, e Vitória da Conquista. Todas as informações para o concurso estão disponíveis no site https://www.tecnicosenai.com.br. As inscrições vão até o dia 20 de dezembro.



Conheça os serviços do SENAI

O SENAI é um dos maiores conglomerados de educação profissional do mundo. Seus diversos cursos têm tradição de formar grandes profissionais, em quase todas as situações entre as classes mais baixas da população. Com o tempo o serviço foi se especializando e hoje oferece também cursos de graduação e pós-graduação. Hoje a instituição também existe para estimular consultorias, serviços e pesquisas sempre através da educação.

A instituição é mantida pelo recolhimento de 1% ao sobre o total pago em folha dessas empresas. São companhias que contribuem oriundas do setor industrial, transporte ferroviário e também as empresas de comunicações.

Hoje a maior unidade do SENAI está em Mato Grosso. O SENAI Cuiabá Robson Braga de Andrade tem 50 salas, 26 laboratórios espalhados em 37 mil metros quadrados. Todo esse espaço possibilita a unidade ter hoje mais de 3.000 alunos. Foram investidos na reforma da unidade 59 milhões de Reais.

A importância dos cursos técnicos e profissionalizantes

Estima-se que no Brasil de hoje, mais de 14% da sua população adulta enfrenta o fantasma do desemprego. Isso é uma realidade! Neste mercado tão competitivo é de suma importância uma boa qualificação profissional. Só que o ingresso em universidades continua sendo muito difícil no País, principalmente entre a população mais carente. E é nesse momento em que os cursos profissionalizantes e técnicos necessários e uteis para diminuir as desigualdades no ingresso ao mercado de trabalho.

Um curso técnico na verdade é um aprendizado voltado para a prática de determinadas profissões. Geralmente, tem duração entre 1 e 3 anos e tem em sua maioria aulas bem práticas. Os estudantes podem cursar essa modalidade junto com seu segundo grau ou após o encerramento do seu estudo obrigatório. Cursos como informática, automação, administração e patologia clínica são exemplos de profissões que podem ser curadas através de cursos profissionalizantes.

A alta procura por profissionais “prontos” e com alto conhecimento prático de várias atividades é dos fatores mais importantes para demonstrar como os cursos técnicos são cada vez mais procurados tanto por empregadores como por empregados. O perfil desse profissional atrai cada vez empresas interessadas em profissionais habilitados para trabalho imediato.

Se essa é a sua vontade, procure o mais rápido possível um curso técnico ou profissionalizante.

Por Cíntia Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....