Bolsas de Estudo na França 2019 – Cursos de Mestrado


Université Paris-Saclay abre inscrições para programa de Bolsas de Estudo.

Nova oportunidade de ingressar em grandes carreiras está aberta, consistindo em um programa de intercâmbio de alta categoria.

Trata-se do programa de bolsas de estudos para um curso de mestrado internacional, promovido pela Université Paris-Saclay, e divulgado recentemente. Este conjunto de oportunidades para cursar em nível de mestrado, na França, será lotado em uma das universidades de Paris, e terá duração de um a dois anos, consistindo em cursos que contemplam o rol total de conhecimentos profissionais.


O período de inscrições se estenderá, oficialmente, até o dia 13 do mês de maio de 2019.

Todos os estudantes bolsistas que forem selecionados neste mesmo programa terão direito, conforme a norma, a receber uma bolsa no valor de 10.000 euros a cada ano de curso. Este valor será pago por meio da própria universidade que abriu o projeto de bolsas, durante os dez meses que se seguirem, no caso, o mês de setembro até o mês de junho.

Para suplementar o gasto já garantido pela instituição, todos os bolsistas terão direito e mais um auxílio financeiro, no valor de 1.000 euros destinados às despesas que incluem a passagem e o documento de visto, tudo em plena conformidade com as necessidades dos acadêmicos.



Inaugurada a partir do mês de dezembro do ano de 2014, a mais recente instituição de ensino superior da França, a Université de Paris-Saclay, constitui, em realidade, um composto de mais 19 outras instituições de ensino, abrangendo as universidades; as Grand Écoles e demais órgãos atuantes em pesquisas.

Estão sendo disponibilizados cursos diversos ministrados em língua francesa e também em língua inglesa, os quais poderão ser verificados por meio do site oficial da instituição em questão. Estas consultas poderão ser efetuadas via online.

O procedimento para cadastrar-se no processo seletivo de bolsa de estudo é o seguinte:

Toda pessoa interessada em participar da candidatura a uma bolsa de mestrado para ingressar em curso na França, deverá apresentar comprovante ou certificado de aprovação em um programa de mestrado que esteja oficialmente atrelado às seguintes e grandes instituições que compõem o corpo da Université Paris-Saclay, ou seja: a instituição de AgroParisTech, CentraleSupelec; a ENS Paris-Saclay; a INSTN-CEA; a instituição IOGS; a Université d’Evry Val d’Essonne; a instituição Université Paris-Sud ou a Université Versailles St-Quentin.

Em cada um dos programas, que compõem este grande programa de bolsas de estudo, serão exigidos alguns requisitos e alguns critérios específicos para a seleção. Entretanto, dentro de todos os casos o processo de candidatura deverá ser realizado somente via internet, consistindo em um procedimento de preenchimento do CV via online; além do anexo de mais duas cartas de recomendação (necessárias) e o devido Upload dos certificados que deverão ser da proficiência em língua inglesa ou língua francesa.

Não serão considerados elegíveis, ou aptos ao direito de bolsa, os acadêmicos que já participaram de algum programa similar ou já cursaram matérias em alguma instituição francesa – com exceção de quem esteva matriculado em alguma instituição francesa estabelecida em locais fora da França.

Outra categoria de acadêmicos que não serão aceitos são os que, tendo recebido anteriormente bolsa, decidiram interromper os estudos por mais de três anos seguidos, ou os acadêmicos que foram anteriormente agraciados com mais de 600 euros mensais. Deste modo, todas as pessoas interessadas, e que preencham os requisitos acima descritos, poderão conferir mais detalhes no próprio edital do programa.

Assim que cadastrados os dados, os acadêmicos que forem considerados enquadrados no perfil serão convocados via e-mail, de modo a completar uma espécie de dossiê de candidatura para a bolsa em questão.

Os estudantes selecionados comporão um grupo de excelência acadêmica, e estarão aptos à participação em projetos pessoais.

Paulo Henrique dos Santos

Deixe o seu comentário