Bolsas de Estudo na Universidade da Columbia Britânica



A Universidade da Columbia Britânica oferta bolsas de estudo em diversos programas de intercâmbio.

A Universidade da Columbia Britânica (UBC), reconhecida como uma das principais instituições de ensino superior do mundo, está com inscrições abertas para a sua modalidade de bolsas de estudo para candidatos estrangeiros que queiram fazer parte de seu programa de intercâmbio.

Para os interessados que queiram fazer parte do programa, já devem saber, de antemão, que as cotas são concedidas aos selecionados baseados no critério denominado de “merit-based-award”, ou seja, o candidato terá que apresentar um bom desempenho acadêmico que esteja dentro dos parâmetros da instituição para que ele possa ser selecionado.



Além deste, outro programa financiado pela instituição de ensino é o Outstanding Internacional Student Award (OIS). Nesta modalidade, o candidato recebe a bolsa assim que ingressa na universidade e baseia-se também nos critérios de meritocracia do candidato.

Na verdade, a concessão deste tipo de bolsa constitui uma espécie de premiação ao estudante com um desempenho superior aos demais logo que ele consegue ingressar na universidade.



Além deste critério, outros são levados em consideração como um bom histórico escolar e a participação do estudante em atividades fora dos currículos escolares durante a sua vida estudantil.

O valor da bolsa pode variar entre 2,5 e 10 mil dólares canadenses.

A outra modalidade de bolsa de estudo concedida a estrangeiros que queiram estudar no Canadá é o International Major Entrance Scholarship (IMES) cuja renovação se dá num prazo de até quatro anos.

Para concorrer a esta oportunidade, o estudante deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior, além de possuir um histórico escolar de alto desempenho e participar de atividades extraescolares e da comunidade aonde reside. Outro ponto importante é possuir um visto de estudante.

Os valores pagos aos selecionados para o programa podem chegar até aos 40 mil dólares canadenses, sendo 10 mil a cada ano.

Para se candidatar a qualquer uma destas vagas, o candidato precisa primeiramente se inscrever no site da universidade.

Os interessados que visitam a página na internet pela primeira vez não deverão ter muitas dificuldades, pois as instruções são muito detalhadas. Para se ter uma ideia, existe um blog específico que explica o passo a passo para todos os candidatos.

Feito de uma maneira bastante inteligente, durante a inscrição, basta o aluno selecionar o seu país de origem e os principais documentos e exames que ele deve ter são mostrados na tela.

Por exemplo, para o Brasil, é exigido o Certificado de Ensino Médio, o resultado de algumas provas como o Enem ou o Vestibular específico da universidade que o aluno esteja vinculado, dentre outros.

Além disso, como de costume, para os candidatos que desejam estudar fora do Brasil, também é exigido um exame de proficiência em alguma língua estrangeira.

Para a universidade de Columbia, exige-se do candidato o domínio do idioma de língua inglesa. Tal capacidade pode ser demonstrada pela certificação CAE, IELTS, TOFELS, dentre outras.

Além dos certificados de língua inglesa, o candidato pode provar a sua experiência no idioma inglês através das chamadas experiências de estudo.

O sistema de avaliação é tão completo que também oferece um programa específico para quem não possui esta certificação e ainda não domina por completo o idioma.

Para quem sonha em estudar fora e obter uma formação mais completa para alavancar a sua carreira profissional, poderá obter mais informações no site da própria universidade (https://you.ubc.ca/financial-planning/scholarships-awards-international-students).

Nesta página, é possível ter acesso a todos os detalhes sobre os programas ofertados e como fazer a sua inscrição. Se você já conhece todos eles e possui todos os requisitos necessários, então, neste espaço você pode dar início ao seu processo de inscrição.

Saiba que a Universidade de Columbia é considerada uma das 40 melhores universidades do mundo avaliadas todo o ano pelos órgãos internacionais que monitoram a modalidade de ensino superior em diversas partes do mundo.

Por Emmanoel Gomes

Bolsas de estudo

Deixe o seu comentário