Bolsas de Estudo na Universidade de Jaén – Espanha



As bolsas ofertadas são no valor de 2.200 euros e as inscrições seguem abertas até o dia 8 de abril.

Há diversas vantagens em estudar em outro país. Além dos conhecimentos acadêmicos que serão construídos, o estudante que decide adentrar uma universidade fora do seu país de origem conhece novas culturas, conquista autonomia e cria laços de amizade.

Diversas universidades no mundo possuem programas de bolsas de estudo, dentre elas a Universidade de Jaén, na Espanha. Anualmente, a Universidade abre inscrições para o seu programa de bolsa de estudos. Este ano, as inscrições para participar da seleção estão abertas até o dia 8 do mês de abril. Este programa de atração de talentos é parte da estratégia de internacionalização da universidade e é oferecido aos estudantes de países em desenvolvimento. Vários brasileiros já foram contemplados com bolsas de estudo.



A Universidade de Jaén

A Universidade de Jaén é uma instituição pública com sede na cidade de Jaén, Andaluzia, Espanha. Criada em 1º de julho de 1993, é uma instituição de ensino relativamente jovem. Além do campus principal, Lagunillas, em Jaén, a universidade possui outros dois campus satélites em Linares e Úbeda.

O programa

Este ano, serão ofertadas 52 bolsas de estudos pela Universidade de Jaén no valor de 2,2 mil euros (cerca de 10 mil reais) por ano para cursos de graduação. As bolsas cobrem 100% dos custos de matrícula e outras taxas para emissão de determinados documentos pela instituição. Os estudantes que recebem a bolsa têm direito a um seguro de saúde e, em casos justificados, a bolsa pode cobrir outras despesas durante a estadia na universidade.



A bolsa é ofertada de acordo com o período do curso, mas há a possibilidade de renovação, dependendo dos resultados acadêmicos do estudante.

Lista de cursos

Confira alguns dos cursos de graduação ofertados pela Universidade de Jaén:

  • Filologia Hispânica
  • História da Arte
  • Ciências Sociais
  • Administração e Direção de Empresas
  • Estadística e Empresa
  • Gestão e Administração
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Química Industrial
  • Engenharia de Tecnologia de Telecomunicação

Requisitos para a inscrição

As bolsas ofertadas são voltadas a estudantes estrangeiros de países em desenvolvimento. Os estudantes precisam ter o ensino médio completo e excelência acadêmica (notas escolares acima de 7). As aulas na universidade são em espanhol, sendo assim é importante que o estudante contemplado possua proficiência no idioma espanhol, porém não é necessária a apresentação de um documento que comprove, pois a Universidade de Jaén disponibiliza um curso de espanhol para os alunos originários de países que não possuem o espanhol como língua oficial.

Como se inscrever

Para participar da seleção e concorrer a uma bolsa de estudos na Universidade de Jaén, o estudante deve enviar sua candidatura até o dia 8 de abril através deste link (www.ujaen.es/serv/vicint/home/upload_beca_talento_f).

Ao preencher o formulário de candidatura, o estudante deve submeter alguns documentos no formato pdf:

  • Passaporte ou documento de identidade
  • Histórico acadêmico do ensino médio (ou da última graduação)
  • Certificado de conclusão dos estudos

Caso possua, o estudante pode fornecer um certificado de proficiência em língua espanhola.

O processo seletivo

Fica a cargo da Universidade de Jaén a seleção dos estudantes com base nos seguintes critérios:

  • Nota média
  • Alunos da América Latina ou de países onde o espanhol não é língua oficial

Após a aprovação

Se aprovado, o estudante receberá uma carta de aceite. Com esta carta, deverá dar entrada no visto no Brasil e realizar uma pré-matrícula no sistema educacional de Andaluzia. Após isso, seus dados serão enviados para a Universidade e o estudante deverá voltar ao consulado e resolver todos os tramites referente ao visto e, caso necessário, traduzir diplomas e apostilar.

Qualquer dúvida referente a bolsa de estudo, documentação e o processo seletivo, a Universidade de Jaén disponibiliza o edital do programa de bolsas disponível neste link (www.ujaen.es/serv/vicint/home/page/55/112#Nota1) e um e-mail para contato: info@ujaen.es.

Por Joseildo Henrique da Conceição

Bolsas de estudo

Deixe o seu comentário