Bolsas de Estudo para brasileiros na Irlanda



MEC oferta 30 bolsas de estudo direcionadas aos profissionais com graduação em licenciatura e que exercem o cargo de coordenador, de diretor ou de supervisor pedagógico, na Irlanda.

O MEC (Ministério da Educação) abriu 30 vagas com ofertas de bolsas de especialização em educação para realização de cursos no Mary Immaculate College, em Limerick, na Irlanda.

A oferta das bolsas de estudo está sendo feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao MEC. No total, serão 30 vagas de bolsa de estudo que serão destinadas aos profissionais da educação com graduação em licenciatura. As 30 bolsas de estudos serão divididas em seis para cada região brasileira.



Curso realizado em 12 meses na Irlanda

Segundo o Capes, o curso acontece entre o período de junho de 2019 e maio de 2020. O objetivo é promover a capacitação dos profissionais que já atuam na gestão pedagógica das escolas. Os profissionais podem atuar na rede pública, nos colégios militares e também nas redes privadas sem fins lucrativos.

Requisitos para concorrer a bolsa de estudos na Irlanda

Entre os requisitos para concorrer a vaga de bolsa de estudos na Irlanda, os candidatos devem ser brasileiros ou estrangeiros com visto permanente no Brasil, ter graduação em licenciatura, devem obter nota mínima estabelecida para o teste de proficiência em língua inglesa. É necessário ainda que esteja exercendo o cargo de coordenador, de diretor ou de supervisor pedagógico. O candidato deverá ter também passaporte com validade mínima de até setembro de 2020. Os candidatos devem atender a todos os requisitos descritos no edital.



Inscrições dos candidatos

Para concorrer às vagas os candidatos devem elaborar um projeto para ser aperfeiçoado na gestão pedagógica. O projeto deve partir da própria experiência profissional do candidato e da realidade socioeducacional da unidade escolar em que ele atua.

A inscrição é realizada na plataforma eletrônica da Capes, na qual o candidato deverá atualizar previamente seu currículo. Deverá fornecer na plataforma todas as suas informações sobre sua atuação profissional na educação básica e referentes à sua formação acadêmica. Após isso, o candidato deve acessar a página de inscrição, preencher o formulário disponível e anexar os documentos que são exigidos. As inscrições podem ser realizadas até as 18h do dia 30 de maio de 2019.

Avaliação dos candidatos

Os candidatos serão avaliados em três etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório, e avaliará a verificação dos requisitos de participação, além dos documentos obrigatórios.

Já a segunda etapa, de caráter classificatório, será realizada a avaliação dos candidatos conforme a pontuação da avaliação do currículo e apresentação do projeto. E na terceira etapa será verificado se o candidato classificado apresentou, dentro do prazo o passaporte válido na data, além da proficiência com a nota mínima exigida.

Benefícios disponibilizados aos candidatos aprovados

Entre os benefícios, os candidatos selecionados recebem pelo período de 12 meses o apoio para a participação no curso de especialização em educação. Os aprovados recebem passagem aérea internacional em classe econômica promocional (ida e volta), auxílio-instalação no valor de € 1.300,00 e ajuda de custo no valor de € 400,00. Os aprovados terão ainda pagamento das taxas escolares e todos os materiais didáticos do curso, todo deslocamento na Irlanda entre aeroporto e universidade, alojamento em instalações do Mary Immaculate College.

O edital do processo de seleção pode ser acessado no link https://capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/16042019_Edital_0943394_EDITAL_2.2019_Alteracao_e_Reabertura_Irlanda.pdf.

A página de inscrição para concorrer à bolsa de estudos na Irlanda pela Capes pode ser acessada no link https://inscricao.capes.gov.br/individual.

Por Adoniran Peres

Bolsa de Estudo

Deixe o seu comentário