Bolsas de Estudo para estrangeiros na Alemanha


Universidades da Alemanha oferecem bolsas de estudo para Mestrado e Doutorado. Inscrições estão abertas.

Sabe-se que a atual crise no mercado de trabalho, requer cada vez mais a qualificação profissional, fazendo com que os cursos de especialização sejam cada vez mais procurados.

Nesse sentido, as universidades da Alemanha são reconhecidas por suas notáveis qualidades com ênfase em pesquisas. Com isso, encontram-se 4 oportunidades de bolsa de estudos com inscrições abertas para mestrado, doutorado em instituições do país.


Para aqueles interessados na área de Ciências Humanas o término das inscrições é no dia 15 do mês de janeiro.

A parceria da Bielefeld Graduate School in History e Sociology (BGHS), com o Departamento de História e a Faculdade de Sociologia da Universidade de Bielefeld, possibilita a adesão de dois novos pesquisadores com foco em doutorado que pode durar cerca de 4 meses com estadia na instituição. O valor mensal da bolsa é de aproximadamente 1.500 euros, e poderão ser utilizadas no período entre o início de abril e o último dia do mês de julho de 2017. Estarão aptos a concorrer pela vaga doutorandos de instituições que estão inseridos nas áreas de sociologia, ciências políticas, antropologia social e história. Aos interessados à inscrição, é necessário o envio de documentos como currículo, histórico acadêmico, carta de recomendação e resumo do projeto no máximo até o décimo quinto dia de janeiro.

Além disso, BHS dispõesm também de quatro bolsas de estudos de mestrado para antropologia, sociologia, história e ciências políticas e que estejam tentados em desenvolver linhas de pesquisa. Os recursos financeiros destinados à bolsa correspondem também a quase 1.500 euros. Dessa forma, a inscriçao deve ser realizada até o dia 15 do mês de janeiro.



Os que se interessam pelo Doutorado em ciências sociais, possuem um prazo mais longo de inscrição. Isto é, podem mandar seus dados até o dia 31 de janeiro.

Assim, a Bremen International Graduate School of Social Science (BIGSSS) dispõem de opurtunidades gratuitas de estudos para os programas de pós-doutorado e doutorado. Os temas envolvidos são Global Governance and Regional Integration, Welfare State, Inequality, and Quality of Lifee Changing Lives in Changing Socio-Cultural Contexts. Para quem não sabe, a BIGSSS foi desenvolvida e hoje é sustentada pela Universidade de Bremen e pela Jacobs University Bremen, desse modo, pertence a uma rede internacional de áreas super conceituadas de doutorado e pós-doutorado.

O Mestrado em comunicação também tem prazo máximo de inscrição no último dia do mês de janeiro.

O projeto denominado Master em Lexicografia (EMLex), pertencente à Erasmus Mundus, oferece vagas gratuitas de pesquisa que podem tem tempo de duração de até dois anos. Contudo, existem duas exigências que são domínio profundo da língua de inglesa e alemã. Aqueles que podem se candidatar são os estudantes das áreas de, Biblioteconomia/Ciência da Informação, Tradução, Línguas estrangeiras, Linguística entre outros.

Há também o Mestrado e doutorado para jovens católicos, o início do cadastramento vai até o dia 15 do primeiro mês do ano. É o KAAD , instituição vinculada à Igreja Católica da Alemanha que promove o intercâmbio dos estudantes no país , oferecendo bolsas gratuitas de especializações em mestrado, PhD além de pós-doutorado nas universidades da Alemanha. Todavia, podem se candidatar acadêmicos de até 35 anos de idade. Somado a isso, é necessário saber a língua alemã intermediária e, de preferência, católicos . Aqueles não-católicos conseguem concorrer também mas precisam provarem sua aliança com assuntos inter-religiosos. Essas inscrições são realizadas por meio do envio de dados pessoais aos postos do KAAD locais.

Por fim, o Doutorado e pós-doutorado em história também vai até o dia 31 do mês de janeiro.

Para quem não sabe, a Biblioteca Herzog August é um lugar de estudos independente , e disponibiliza vagas para doutorado e de pós-doutorado, com o intuito de desenvolver pesquisas em história medieval além da história moderna. Todas as disciplinas de história podem ser incluídas. Os recursos financeiros destinados à bolsa são de até 1800 euros por mês e o bolsista deve ter direito ao alojamento na instituição bem como passagens tanto de ida como de volta para Wolfenbüttel.

Por Sirlene Montes

Deixe o seu comentário