Bolsas de Estudo para Estudar Inglês no Exterior



Entenda como conseguir bolsas para estudar inglês no exterior.

Se você deseja estudar inglês no exterior, mas não tem condições financeiras para isso, saiba que existem programas que oferecem bolsas para isso. Na verdade, existem muitos concursos culturais que oferecem um intercâmbio gratuito, com tudo pago, para aprender várias línguas. Mas existem outros meios de entrar no país, e ainda por cima conseguir aquele tão sonhado certificado de proficiência em inglês. Veja agora como estudar inglês nos Estados Unidos.

O meio mais eficiente são as bolsas de estudo. Essas bolsas são projetos organizados por universidades e instituições do governo, que têm a intenção de movimentar e incentivar o crescimento intelectual e cultural dos estudantes. Além disso, a intenção também é capacitar mais profissionais para o mercado de trabalho, para as novas demandas que tem surgido.



Essas bolsas podem ser obtidas a partir de alguns requisitos. Esses requisitos ajudam a selecionar e direcionar os benefícios para quem realmente tem potencial para desembarcar nas terras americanas. Mas isso depende da instituição que está ofertando a bolsa. Algumas cobram o nível de inglês avançado, outras só liberam a bolsa para pessoas com certificação TOEFL e/ou IELTS. Há outras organizações que, ao contrário das demais, não exigem nem um nível avançado. Essa mudança de critérios faz com que as oportunidades existam para todo tipo de estudante e classe.

Existem, ainda, além da proficiência, outros requisitos para que a bolsa seja liberada, em alguns casos. Geralmente, é bem comum a instituição solicitar a demonstração de renda do estudante e a área acadêmica, de pesquisa, e de estudo, além da sua situação profissional. No final das contas, se o público-alvo desses projetos é o potencial trabalhador brasileiro, os requisitos devem atender a esse nível.



Depois de passar por esses requisitos, o estudante ainda precisará passar por um processo avaliativo. Esse processo também é bem comum nas provas para conseguir a bolsa. É através desse processo que o aluno deverá mostrar suas habilidades na língua e sua proficiência também. Desses candidatos, os que obtêm a melhor nota se classificam. As matérias e o que se vai estudar aparecem nos editais da bolsa. É importante ficar atento para saber o que pode e o que não pode cair na prova. Também é importante consultar no edital o principal objetivo da bolsa que o candidato está concorrendo.

Aos que passam, existem dois motivos para terem alcançado o final. O primeiro é por baixa renda do candidato, e o segundo é por mérito. Nesse segundo caso, o estudante, que possuir a maior carreira na academia e profissionalmente também, é o beneficiado. Essa bolsa conquistada por mérito independe da condição financeira do candidato.

Onde encontrar bolsas de estudo para os Estados Unidos?

Existem diversas oportunidades para se estudar inglês fora. Existem vários sites de busca de bolsa, como o Estudar Fora (www.estudarfora.org.br), que oferece várias bolsas de estudos, voltados para todo tipo de público que deseja estudar inglês fora do Brasil. Por lá, tanto intercambistas quanto pós-graduandos em língua inglesa, ou língua estrangeira pode tentar uma vaga. O site conta com vários processos avaliativos e oportunidades também.

Outra organização que oferece bolsas é a Fundação Lemann (www.fundacaolemann.org.br/fellowship). A fundação tem o objetivo de oferecer bolsas de estudos em algumas universidades ao redor do mundo. A Lemann tem como principal objetivo encontrar pessoas que estejam realmente interessadas em estudar e voltar para o mercado de trabalho. Para quem deseja incrementar o currículo, essa pode ser uma boa opção.

O Programa de Bolsa de Estudo Santander Universidades é uma ótima opção para quem está fazendo uma graduação ou pós-graduação, ou ainda, que seja um docente a procura de aprimoramento. Apesar desse foco, o projeto só beneficia 5 estudantes por ano.

Por Davi Soares

Bolsa de estudo

Deixe o seu comentário