Bolsas de Estudo para Graduação e Mestrado na Itália



A Università Commerciale Luigi Bocconi oferta bolsas de estudo para todos os cursos oferecidos através do programa Bocconi Graduate Merit Awards, que contempla estudantes em seu 1º ano de graduação tendo como base a posição acadêmica do estudante.

A Università Commerciale Luigi Bocconi, com sede em Milão, na Itália, está oferecendo bolsas de estudo parciais e integrais para graduação e mestrado. As inscrições estão abertas até o dia 19 de dezembro para mestrado e até o dia 14 de janeiro de 2020 para as bolsas de graduação.

A Bocconi é uma universidade famosa e de reconhecida qualidade na área de economia, administração e ciências sociais. Seus cursos de graduação geralmente combinam áreas de negócios com economia, direito, ciências políticas, e a maior parte de suas graduações oferecem aulas em inglês com cursos que duram em média três anos, de acordo com o atual sistema italiano que regulamenta os cursos de ensino superior.



Bolsas

A universidade disponibiliza bolsas de estudo para todos os cursos oferecidos através do programa Bocconi Graduate Merit Awards, que contempla estudantes em seu primeiro ano de graduação tendo como base a posição acadêmica do estudante. Este programa oferece isenção total das mensalidades no valo de 13 mil euros por ano e, ainda, há um número limitado de vagas para estudantes em acomodações pagas pela própria instituição.

A avaliação dos estudantes que desejam concorrer às bolsas será baseada no desempenho acadêmico do candidato e também nas suas possibilidades financeiras através de um dossiê completo sobre o candidato que será avaliado por um Comitê que incluirá o reitor da Escola de Pós-Graduação e o reitor de Relações internacionais. Mais informações sobre o Bocconi Graduate Merit Awards podem ser encontradas em: < https://bit.ly/2ri4cmB>.



Para se candidatar

Graduação

Para se inscrever na seleção 2020/2021, candidatos brasileiros precisam escolher a opção “Candidato Internacional” e acessar o portal MyApplication, onde farão a inscrição pela internet. A seleção se dá em três etapas: o teste de seleção como o SAT ou ACT, certificado de idiomas e uma carta na qual o estudante apresenta suas motivações para estudar na instituição. A taxa para participação nos cursos de graduação é de 100 euros. Mais informações sobre a seleção para graduação podem ser encontradas em: <https://bit.ly/33XC716>.

Mestrado

A Bocconi oferece também cursos de mestrado, sendo a maioria ministrada em inglês. O processo de seleção para os candidatos “internacionais” inclui 5 rodadas: resultados obtidos no teste GMAT; médias de notas da graduação; avaliação do currículo; e o candidato também deve enviar uma apresentação em vídeo. A última etapa de seleção consiste em comprovar que o candidato tem proficiência no idioma inglês. Todos os passos da seleção para o mestrado podem ser acessados diretamente pelo link: https://bit.ly/2RwGtcZ .

A avaliação dos estudantes que desejam concorrer às bolsas será baseada no desempenho acadêmico do candidato e também nas suas possibilidades financeiras através de um dossiê completo sobre o candidato que será avaliado por um Comitê que incluirá o reitor da Escola de Pós-Graduação e o reitor de Relações internacionais. Mais informações sobre o Bocconi Graduate Merit Awards podem ser encontradas em: < https://bit.ly/2ri4cmB>.

A Università Bocconi sempre esteve presente nos principais rankings que tratam das áreas nas quais a universidade oferece cursos. Especializada nas áreas de economia e administração e, de modo mais geral, na área de Ciências Sociais, desde 2016 a Bocconi ocupa lugar entre as vinte melhores universidades do mundo. No ranking mundial das universidades por ampla área, especificamente na área de Ciências Sociais e Gestão, a Università Bocconi ocupa a 4ª posição na Europa e a 16ª no mundo todo. No mesmo ranking, só que na categoria por assuntos, em Contabilidade e finanças a Bocconi ocupa o 6º lugar na Europa e 18º no mundo todo. Já em Economia e Econometria e Administração e Negócios, a Bocconi ocupa o 4º lugar na Europa e o 16º e 8º lugares no mundo todo, respectivamente.

Quando o assunto é a reputação do empregador, ranking que mede a opinião das empresas com relação aos alunos graduados das universidades, em um ranking cuja pontuação máxima é 100, os números da Bocconi em todas as áreas e assuntos estão sempre acima de 80 pontos, demonstrando a eficiência e qualidade desta universidade.

Por Sabrina Ferraz Fraccari

Mestrado

Deixe o seu comentário