O programa de mestrado em saúde pública Europubhealth pode ser feito em uma das oito universidades mais renomadas da Europa.
As inscrições para o programa de mestrado em saúde pública nos países europeus “EUROPUBHEALTH” se encontram em aberto! O programa é desenvolvido pela Comissão Europeia e as candidaturas para as excelentes bolsas disponibilizadas (que ainda não foi divulgado o número total de bolsas disponíveis) podem ser proferidas até o dia 15 de janeiro de 2020, por meio do site oficial do programa.
Como o Europubhealth funciona?
Seguindo o mesmo padrão de outros mestrados do Erasmus, o programa de mestrado em saúde pública Europubhealth pode ser feito em uma das oito universidades mais renomadas da Europa, de localidades distintas, e em até três idiomas diferentes (veja a seleção de universidades que estão participando, clicando aqui – www.europubhealth.org/programme-description/partners). Exclusivamente voltado para a saúde pública e com a duração total de dois anos, o estudante poderá estudar em ao menos duas das oito universidades que têm parceria com o programa de mestrado em saúde pública.
A Escola Andalusiana de Saúde Pública em Granada, na Espanha; O University College Dublin, da Irlanda; a Universidade de Sheffield, no Reino Unido; A Universidade de Liege, na Bélgica; são as opções de instituição onde o primeiro ano do programa de mestrado pode ser concluído.
A partir do segundo ano do programa de mestrado, o estudante precisará optar entre seis especializações na Espanha, na Polônia, na Holanda ou na França. A seleção completa dos cursos realizados em cada uma das instituições pode ser visualizada clicando aqui (www.europubhealth.org/programme-description/programme-structure).
As bolsas de estudo de excelência disponibilizadas para o ano letivo 2020/2022, terão o valor de, o mais elevado possível, 46 mil euros para o decorrer dos dois anos, além das bolsas extras especiais singularmente direcionadas aos alunos que obtiverem o melhor desempenho e forem de algumas regiões onde há prioridade – inclusive, a América Latina está incluída nessas regiões.
Esse dinheiro cobrirá os valores da participação no programa de mestrado, um valor mensal de mil euros para auxiliar com o custo de vida da Europa, um auxílio de mil euros para se instalar no país e no máximo três mil euros em passagens aéreas durante o ano.
Como se inscrever para o mestrado Europubhealth em saúde pública na Europa?
Para se inscrever no mestrado em saúde pública na Europa, o candidato interessado precisa comprovar a fluência nos idiomas: inglês e francês e/ou espanhol, além de possuir um diploma de ensino superior nas áreas de saúde ou ciências médicas, engenharias ou ciências sociais. A inscrição para às bolsas é realizada ao mesmo tempo com a inscrição no programa de mestrado.
Dentre a série de documentos requeridos no momento da inscrição, os seguintes estão incluídos:
- Comprovante de residência;
- Currículo nos padrões do Europass;
- Cópia do passaporte;
- Duas cartas de recomendação escritas em inglês;
- Histórico acadêmico em inglês;
- Cópia do diploma em inglês;
- Carta de motivação escrita em inglês, possuindo no máximo 600 palavras;
- Certificação de proficiência em línguas estrangeiras, de acordo com as exigências das instituições escolhidas; obtenha mais informações aqui (www.europubhealth.org/applications/admission-requirements).
Com esses documentos em mãos, a candidatura para o programa de mestrado em saúde pública EUROPUBHEALTH pode ser realizada por meio desse endereço (https://emundus.izp.cm-uj.krakow.pl/), acessando a opção “…for students from a partner country”. Obtenha mais informações sobre esse procedimento através do site oficial do programa (https://www.europubhealth.org/applications/admission-requirements).
Sobre o Erasmus
Recebendo fundos da Comissão Europeia e fundado no ano de 2004, O Erasmus+ é um programa de colaboração mundial, que possibilita aos alunos que possuam formação academia de nível superior, a mobilidade. Por meio das bolsas de estudos disponibilizadas, os pesquisadores e os alunos de todo o planeta têm a oportunidade de se formar ou realizar um programa de intercâmbio em algumas das universidades mais renomadas e reconhecidas da Europa.
Por Isabella Proença