Bolsas de Estudo para Mestrado na Holanda – Universidade Radboud



A Universidade Radboud, na Holanda, recebe inscrições de interessados em cursar mestrado em cursos completos e da alta categoria de diversas áreas.

A Universidade Radboud está abrindo oportunidades de bolsas de estudo para mestrado nesse fim de ano de 2019.

Esta notícia é para todo acadêmico que ambiciona estudar fora do país e conquistar uma carreira de alta categoria. A cada ano os gestores da Radboud University iniciam novo processo seletivo para conquista de bolsas parciais, que custeiam mais de 80% dos cursos, destinadas a estudantes ingressarem em universidades internacionais por meio de variados programas em mestrado previamente selecionados.



No total, o rol dispõe de 30 bolsas, oficialmente. O período para cadastro de inscrição se estenderá até o dia 1° do mês de março do próximo ano de 2020, que consiste no prazo final das Applications na instituição.

Essa mesma bolsa tem por meta cobrir, como foi dito, de modo parcial todos os custos do curso optado na universidade em questão. Portanto, a proposta está em ofertar uma oportunidade para que muitos estudantes possam cursar, sem necessitarem custear a taxa integral, os estudos de intercâmbio, arcando com um mínimo, ou seja, aquele custo que é padrão para qualquer cidadão europeu.



O esquema é o seguinte: ao longo do ano letivo, que compreenderá 2020 e 2021, o valor da chamada Tuition, junto da bolsa, estará em €2.143, ou seja, bem abaixo do padrão de 11 a 12 mil euros cobrados, quando não há bolsa.

Outras vantagens incluem:

Junto ao desconto sobre a anuidade, estas bolsas de mestrado para a universidade da Holanda oferecem, ainda, um valor extra destinado a cobrir os demais gastos com o visto, o necessário seguro-saúde e a autorização para estabelecer residência naquela nação. É importante fazer observar que, ao longo dos dois anos de participação neste curso, caberá a cada acadêmico arcar com suas despesas particulares, tais como: alimentação e o custo moradia.

Sobre o processo seletivo:

Estão elegíveis para inclusão nas bolsas de mestrado, um total de 17 programas em mestrado disponibilizados na Radboud University. Trata-se de cursos completos e da alta categoria, abrangendo as seguintes áreas de conhecimento: faculdade de Filosofia, faculdade de Ciência da Computação e até em faculdade de Química. A relação completa dos cursos poderá ser conferida no seguinte link: https://www.ru.nl/english/education/masters/international-and-european-law/vm/scholarships-and-grants/scholarships/rsprogramme.

Qual o procedimento a ser adotado para registrar participação no processo de seleção para uma bolsa nesse programa de mestrado na Holanda?

Toda pessoa interessada em cadastrar inscrição e tentar uma bolsa deverá apresentar certificado de graduação e não possuir histórico de qualquer curso universitário iniciado na Holanda. Portanto, todos os estudantes interessados deverão efetuar o procedimento padrão, que compõem as normas de candidatura, por meio do site oficial da universidade holandesa. A partir do formulário cadastral da Application, cada estudante deverá fazer deixar bem claro, no ato de cadastro, que necessita participar da nova bolsa parcial.

Esse processo é necessário, e toda documentação deverá ser encaminhada anexa à inscrição, sendo que os documentos incluem uma cópia do diploma e o histórico de formação acadêmica; o devido certificado que confere proficiência em língua inglesa; as cartas de recomendação e mais um currículo atualizado, escrito em inglês.

Cada um dos programas de mestrado que compõem esse rol poderá cobrar alguns requisitos específicos de forma adicional, sendo necessário verificar qual o procedimento em cada caso, ou curso. Essa é uma das melhores oportunidades de se estudar fora, para quem já possui bom desempenho universitário e está disposto a encarar um novo mundo, já que mudar de país é como aterrissar em outro mundo.

Por Paulo Henrique dos Santos

Mestrado

Deixe o seu comentário