Bolsas Eiffel na França – Mestrado e Doutorado

Categorias: Bolsas de estudo - França - Vagas

As inscrições para mestrado e doutorado do Programa de Bolsas Eiffel encerram-se em breve.

O programa de Bolsas de Excelência Eiffel é desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França. O objetivo desse programa é selecionar os melhores estudantes estrangeiros para os cursos de pós-graduação em mestrado e doutorado.



Neste artigo, você encontrará mais detalhes sobre o programa de Bolsas Eiffel, as áreas de conhecimento contempladas pelo programa, as modalidades e período de duração das bolsas, as condições para participar do processo seletivo e as datas de cada etapa, os valores pagos aos candidatos selecionados, além de endereços para obter mais informação.

Detalhes sobre as Bolsas Eiffel

As Bolsas Eiffel abrangem as seguintes áreas de conhecimento: Direito, Economia e Gestão, Engenharia, Matemática, Física, Química, Ciências da Vida, Nanotecnologia, Biotecnologia, Ciências da Terra, do Universo e do Meio Ambiente, Tecnologia da Informação e Comunicação, além de Ciências Políticas.

O início de concessão deve acontecer entre 1º de setembro e 31 de dezembro do ano da aprovação da bolsa de estudos. Para o Mestrado, o estudante tem direito a 12 meses na modalidade M2 (Master 2), a 24 meses na modalidade M1 (Master 1) e a 36 meses em um curso de Engenharia. Já para o Doutorado, a bolsa é concedida por um período máximo de 12 meses.



Em relação ao mestrado, o estudante selecionado receberá uma bolsa no valor mensal de 1.181 €, além de uma passagem aérea de ida e volta, entre outros benefícios. Já no que diz respeito ao Doutorado, o valor mensal é de 1.400 €, passagem aérea de ida e volta, entre outros benefícios.

Pré-requisitos para concorrer às bolsas

Para concorrer às Bolsas de Excelência Eiffel, o candidato deve ter nacionalidade estrangeira. Se tiver dupla nacionalidade e uma delas for a francesa, essa pessoa não tem o direito de concorrer às bolsas. Além disso, o candidato à bolsa de mestrado não pode ter mais de 30 anos, enquanto o de doutorado, não pode estar com mais de 35 anos.

Aquele que tem o interesse em participar do processo seletivo, deve atender aos principais critérios de seleção: o candidato deve demonstrar nível acadêmico de excelência, e o tema de sua pesquisa deve ser inovador. Está claro que o nível de exigência é alto, pois o programa busca os melhores estudantes estrangeiros. Portanto, você deve ter nacionalidade brasileira, não pode estar recebendo outra bolsa de estudos francesa e precisa ser proficiente em francês.

Calendário do programa

O processo seletivo está dividido nas fases a seguir:


  • Lançamento do edital: 21 de outubro de 2019.

  • Envio da documentação: até 09 de janeiro de 2020.

  • Divulgação dos resultados: 23 de março de 2020.

Se quiser saber mais sobre as Bolsas Eiffel

Não é novidade que a concorrência no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. O nível de exigência das empresas é sempre alto. Cada detalhe de sua formação é analisado, além do seu perfil comportamental. Nesse funil, ter um diferencial na formação conta bastante, e estudar no exterior é um deles.

O programa de Bolsas Eiffel existe desde o ano de 1999 e vem promovendo um intercâmbio de saberes ao receber estudantes estrangeiros em universidades francesas. Tem como um de seus objetivos estimular o interesse de alunos da América Latina, da Ásia e de países emergentes. Portanto, você pode ser mais um a fazer parte desse programa que diminui a distância entre nações que buscam o crescimento por meio da pesquisa e da inovação.

A relação dos classificados será divulgada no site Campus France (www.campusfrance.org/fr/eiffel). Nesse endereço eletrônico, os interessados em saber mais sobre o programa podem tirar suas dúvidas. É possível também enviar perguntas ao seguinte endereço de correio eletrônico: candidatures.eiffel@campusfrance.org.

Por Warley Souza



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *