Veja aqui o passo a passo para conseguir se inscrever no Enem 2017.
Existem pessoas que passam o ano em função do Enem e, com isso, sabem de cor todos as datas e etapas do exame. Mas por outro lado, sempre há aqueles que ficam perdidos, tanto com as datas de inscrição e pagamento, quanto como processo de conclusão da inscrição.
A prova do Enem faz medo nos participantes, por causa das 180 questões, somadas à redação e também porque, como é um exame em que brasileiros de todo o país podem ter o direito de realizar, o site fica congestionado nos primeiros dias de matrícula. Isso geralmente causa pânico naqueles que nunca fizeram a prova antes, mas no fim é tudo muito simples e é possível inscrever-se.
Portanto, abaixo segue algumas dicas de como fazer a inscrição para o Enem 2017.
O primeiro passo é estar por dentro da data de inscrição. Isto é, o site estará disponível do dia 08 de maio – segunda-feira – até o dia 19 também do mês de maio. Por isso, não é preciso afobar-se, pois há um período de dez dias. Depois, é preciso estar com o CPF em mãos ou tê-lo memorizado.
A partir daí, é só entrar no site oficial do INEP e fornecer o CPF e a data de nascimento.
Logo após essa fase, é preciso dar informações pessoais como: número da identidade e órgão em que foi expedida, além de colocar o sexo, estado civil e a nacionalidade. Outro campo que deve ser preenchido com atenção é ''cor ou raça'' pois, no futuro pode ser decisivo para a pessoa que queira entrar como cotista.
Em seguida, o candidato informará o CEP da residência onde se encontra e também o seu endereço.
Passado as etapas acima, vem a mais importante de todas, colocar o email e o telefone de contato, os quais virão a carta de confirmação no futuro.
Além do email, escolher uma senha também é importante, para no futuro, entrar no sistema e uma pergunta de segurança.
Assim, depois dessas etapas, é preciso informar se precisa de atendimentos especiais na hora de realização da prova. Em seguida escolher o caderno de linguagens – Ingês ou Espanhol-. Após essa fase, há questionários a serem preenchidos e no fim, quando a inscrição estiver completa, poderá imprimir o boleto.
Sirlene Montes