Curso de Agronomia – O Que Faz, Onde Estudar e Perfil do Aluno

Categorias: Curso superior - Cursos - Graduação

Saiba aqui um pouco mais sobre a carreira em Agronomia.

Não basta simplesmente gostar de campo ou de colher e plantar, o agrônomo é um profissional que tem por necessidade, conhecer a cadeia produtiva em suas “entrelinhas”. Ele deve transitar entre a agricultura em si até a ponta, na comercialização dos produtos.



O ambiente em que o agrônomo atua varia desde o campo em si, passando pelas pesquisas e outras práticas similares, até o ambiente corporativo na gestão de uma empresa voltada ao agronegócio. Dependerá muito do perfil e do desejo do profissional, assim como de suas habilidades características.

O curso superior em Agronomia dura por volta de 5 anos, deixando o Engenheiro Agrônomo habilitado para o planejamento e também para a execução das ações pertinentes à agropecuária.

O que o agrônomo faz?

Como indicado acima, ele planeja, dá orientações e coordena a execução de toda e qualquer atividade relacionada à produção agropecuária.



Áreas de atuação do agrônomo

O agrônomo é um profissional que transita por várias áreas, podendo atuar em órgãos de pesquisas e institutos, sejam processos de campo ou de trabalhos internos, assim como em áreas de administração, gestão e comercialização, relacionadas a empresas de agronegócios.

Portanto, atua basicamente em: pesquisa de campo, pesquisa interna, gestão e comercialização.

Perfil para os egressos do curso superior

Para aqueles que pretendem estudar Engenharia Agronômica é necessário que saiba que é importante possuir habilidade e aptidão em ciências naturais e exatas, bem como nutrir o gosto pela pesquisa.

Possuir domínio em informática, bem como ter fluência em um segundo idioma é um grande diferencial na profissão.

Valorização no mercado

O salário básico para a categoria do profissional de Engenharia Agronômica é de 9 salários mínimos, segundo o sindicato da categoria, sendo este o piso, porém, existem algumas variações tendo em vista a área de atuação e outras características, como por exemplo, a função a ser desempenhada e onde será desempenhada.

Onde Estudar

Nosso país tem vocação voltada em muito a agropecuária e suas demais práticas paralelas, sendo por este motivo que possui um número de universidades com o curso de Engenharia Agronômica bastante grande, por todo o território nacional.

Por Silvano Andriotti



Outros Conteúdos Interessantes

2 Comments



  1. Sou fascinado por tudo que diz respeito ao campo e natureza.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *