Saiba aqui um pouco mais sobre a carreira em Agronomia.
Não basta simplesmente gostar de campo ou de colher e plantar, o agrônomo é um profissional que tem por necessidade, conhecer a cadeia produtiva em suas “entrelinhas”. Ele deve transitar entre a agricultura em si até a ponta, na comercialização dos produtos.
O ambiente em que o agrônomo atua varia desde o campo em si, passando pelas pesquisas e outras práticas similares, até o ambiente corporativo na gestão de uma empresa voltada ao agronegócio. Dependerá muito do perfil e do desejo do profissional, assim como de suas habilidades características.
O curso superior em Agronomia dura por volta de 5 anos, deixando o Engenheiro Agrônomo habilitado para o planejamento e também para a execução das ações pertinentes à agropecuária.
O que o agrônomo faz?
Como indicado acima, ele planeja, dá orientações e coordena a execução de toda e qualquer atividade relacionada à produção agropecuária.
Áreas de atuação do agrônomo
O agrônomo é um profissional que transita por várias áreas, podendo atuar em órgãos de pesquisas e institutos, sejam processos de campo ou de trabalhos internos, assim como em áreas de administração, gestão e comercialização, relacionadas a empresas de agronegócios.
Portanto, atua basicamente em: pesquisa de campo, pesquisa interna, gestão e comercialização.
Perfil para os egressos do curso superior
Para aqueles que pretendem estudar Engenharia Agronômica é necessário que saiba que é importante possuir habilidade e aptidão em ciências naturais e exatas, bem como nutrir o gosto pela pesquisa.
Possuir domínio em informática, bem como ter fluência em um segundo idioma é um grande diferencial na profissão.
Valorização no mercado
O salário básico para a categoria do profissional de Engenharia Agronômica é de 9 salários mínimos, segundo o sindicato da categoria, sendo este o piso, porém, existem algumas variações tendo em vista a área de atuação e outras características, como por exemplo, a função a ser desempenhada e onde será desempenhada.
Onde Estudar
Nosso país tem vocação voltada em muito a agropecuária e suas demais práticas paralelas, sendo por este motivo que possui um número de universidades com o curso de Engenharia Agronômica bastante grande, por todo o território nacional.
Por Silvano Andriotti
Sou fascinado por tudo que diz respeito ao campo e natureza.
Nossa Sou Apaixonda Por essa Profissão
