Curso de Apoio à Metodologia Científica – Seduc


A Seduc oferta o Curso de Apoio à Metodologia Científica que tem como objetivo formar profissionais que sejam conhecedores dos métodos para a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso.

Ao final de uma graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA ou qualquer outra especialização é necessário fazer um TCC sobre um tema que cabe dentro da especialização escolhida. Entretanto, muitas pessoas têm dificuldades de escrever esses trabalhos devido à sua complexidade, normas e outras características a mais. E um profissional que vem sendo buscado no mercado é o Auxiliar ou Apoiador da Metodologia Científica. Saiba mais sobre esse profissional e o curso que a Seduc oferece para formar novas pessoas nesta área.

Instituída no final dos anos 90, na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, a Sociedade Educacional Curitiba, foi criada com o intuito de oferecer formação profissional para pessoas que querem fazer um curso técnico ou indústrias que querem oferecer cursos de aperfeiçoamento para seus funcionários. Em quase vinte anos de mercado, a Seduc se tornou ao longo dos anos um local de referência quando se trata de formação profissional. A entidade possui uma série de qualidades que vão desde o seu corpo docente, os funcionários que ali trabalham, a estrutura oferecida aos alunos e as condições que ela oferece para que as pessoas possam estudar. Pois, a entidade tem como missão oferecer ensino de qualidade para o maior número de cidadãos.


O curso de Apoio à Metodologia Científica da Sociedade Educacional Curitiba tem como objetivo formar profissionais que sejam conhecedores dos métodos para a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC; dominar as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT; além de conhecer fontes científicas e outras peculiaridades. Esse curso é destinado a pessoas que já estão dentro da área de educação.

A carga horária do curso de Apoio à Metodologia Científica da Seduc é de, aproximadamente, oito hora aulas, cada encontro tem a duração de 50 minutos e o curso todo dura em média oito meses. As aulas são ministradas nas segundas-feiras e quartas-feiras ou nas terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h50, ou conforme a disponibilidade das turmas. O número de alunos por turma não passa de 20 pessoas, para que o contato entre mestre e aluno seja feito de forma mais efetiva.

O conteúdo programático foi desenvolvido para que atenda todas as frentes necessárias para a criação de uma monografia, artigo-científico ou qualquer outra publicação acadêmica. Dessa forma, o conteúdo trabalhado em sala de aula durante o curso é:



– Módulo I: O que é metodologia científica;

– Módulo II: O que é um TCC;

– Módulo III: Quais os elementos que compõem um TCC;

– Módulo IV: Como formatar um trabalho científico.

Após os oito meses, a instituição entrega ao aluno um certificado alegando que ele está apto a ser um profissional capaz de exercer a profissão de Auxiliar ou Apoiador de Metodologia Científica. O profissional pode trabalhar em uma empresa de educação ou então ainda trabalhar por conta própria dando aulas particulares. Devido a isso, o valor da remuneração varia muito, primeiro porque cada empresa paga um determinado valor e depois porque se desejar trabalhar de forma autônoma, ele que poderá decidir os valores de seus trabalhos.

A Sociedade Educacional Curitiba não informou os valores do curso e nem a unidade que ele é oferecido.

Se você se interessou pelo curso de Auxiliar ou Apoiador de Metodologia Científica, compareça pessoalmente em uma das duas unidades da Seduc. A unidade Capão Raso, se localiza na Avenida República Argentina, número 5098, bairro: Capão Raso (em frente ao Terminal do Capão Raso) Curitiba/Paraná, CEP: 81050-001 e telefone para contato: (41) 3229-0200. Já a outra unidade a Novo Mundo, se localiza na Avenida República Argentina, número 4391, bairro: Novo Mundo Curitiba/Paraná, CEP: 81050-000 e telefone para contato: (41) 3247-1893. Ou então acesse o site da instituição, que é o: www.seduc.com.br.

Por Isabela Castro

Deixe o seu comentário