Curso de Arqueologia – O Que Faz, Onde Estudar e Perfil do Estudante


Saiba aqui um pouco mais sobre a carreira na área de Arqueologia.

Preservar a cultura e costumes de antepassados, descobrir como viviam os povos, se aprofundar na história. Essas são uma das habilidades do profissional formado em Arqueologia, sendo responsável por recompor enigmas através de fragmentos deixados pelos antepassados. O arqueólogo tem como objetivo resgatar objetos que possuam valores históricos, ao analisar esses objetos o profissional anota os principais pontos, a partir disso cria hipóteses, formando um perfil que diz como era os povos que viveram numa determinada região, nessa análise o arqueólogo elabora as teorias sobre a evolução da sociedade.

Entre as várias áreas de atuação do arqueólogo, ele atua também na concepção de um projeto, trabalha com pesquisa documental e bibliográfica. Para atuar na profissão é necessário ser ágil e persistente, pois o profissional também atua na parte de investigação e escavação de sítios arqueológicos, os materiais de apoio desses profissionais são mapas aéreos, cartografia e documentos escritos. Grande parte dos materiais recolhidos pelos pesquisadores é analisada em laboratórios. Para conseguir êxito na área é necessário gostar da área de ciências humanas e gostar de mexer com terra, sendo esses os principais requisitos para os objetos arqueológicos encontrados.


O mercado de trabalho para o profissional de arqueologia é amplo, o arqueólogo pode trabalhar em instituições de ensino tanto particulares como pública, fazendo especialização é possível trabalhar em institutos de ensino superior, o profissional pode trabalhar em museus, sendo esse o setor que mais emprega o profissional, pode trabalhar também com licenças ambientais.

A graduação em Arqueologia é no formato de bacharel, tem duração em média de quatro anos, nos módulos são abordados temas que envolvem Geoarqueologia, Estatística, Etnologia, grande parte dos cursos os alunos já tem contato com a prática, é necessário fazer o Trabalho de Conclusão de Curso, ao final da graduação.

Na conclusão do curso de Arqueologia, o antropólogo pode fazer especialização na área que mais lhe chamou atenção, existem especializações como antropologia cultural, onde o profissional se especializa nas manifestações culturais, crenças e costumes de uma determinada região. A especialização em antropologia linguística responsável por estudar a complexidade das áreas de linguagem dos povos. Pelo fato da profissão não estar regulamentada não existe um piso salarial ou jornada de trabalho.



Gisele Alves de Brito

Deixe o seu comentário