Curso de Arquitetura e Urbanismo – O Que Faz, Onde Estudar e Salário Inicial

Categorias: Curso superior - Cursos - Graduação

Saiba aqui um pouco mais sobre a carrreira na área de Arquitetura e Urbanismo.

O profissional formado em Arquitetura e Urbanismo tem como missão, organizar e projetar espaços internos e externos, como casas, prédios residenciais e edifícios comerciais. Com o Mercado imobiliário movimentado, a procura por esses profissionais cresce em grande escala, os profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo podem trabalhar com paisagismo, conservação e preservação de patrimônios.



O estudante que pretende seguir carreira na área de Arquitetura e Urbanismo precisa ser organizado, ter criatividade e saber trabalhar sobre pressões, ser capaz de pensar em soluções rápidas para um problema de sinalização, comunicação, acessibilidade tudo isso envolvendo conforto.

Em uma construção o arquiteto é o encarregado por fazer e assinar a planta, sendo assim é necessário entender e obedecer aos regulamentos legais, a partir da construção da planta o profissional determina a quantidade de material necessário para a obra, organiza como ficarão dispostos os objetos, a ventilação e iluminação. É fundamental também entender das questões ambientais, sabendo se a construção em determinado lugar não causará impacto ambiental. O arquiteto de anteriores é responsável por fazer planejamento de reformas, determinando como ficarão dispostos os móveis, já o Urbanista planeja e organiza o crescimento da cidade.

O estudante de Arquitetura e Urbanismo pode se especializar em várias áreas como arquitetura de interiores, onde ficará responsável pelos espaços internos, escolhendo a melhor posição para os móveis. Na área de construção existem os que se especializam em Edificação e construção, que tem como finalidade definir os materiais para a construção, além de controlar os prazos e custos. As praças das cidades normalmente são todas planejadas, tornando-se um lugar agradável de ficar com a família, saiba que esse também é o papel do profissional de Arquitetura e Urbanismo, que se especializa em Paisagismo e ambiente.



O mercado de trabalho para esses profissionais costuma ser amplo, os principais empregadores é o setor público, construtoras e incorporadoras. O profissional também pode trabalhar por conta própria, trabalhando na execução de projetos. A média salarial varia, porém, pode chegar a oito salários mínimos, que hoje daria uma média de R$7.496,00, para uma carga horária de 8 horas diárias.

Existem várias faculdades que disponibilizam o curso, a linha de disciplinas do curso mescla Ciências Humanas e Ciências Exatas, no primeiro semestre as disciplinas são mais teóricas, a partir do segundo semestre os alunos começam a ter contato com a prática. O curso tem duração de cinco anos, existem faculdade mais específicas como a Uneb-BA, onde o curso é especifico para Urbanismo, formando profissionais para o planejamento e desenvolvimento de cidade. Das instituições gratuitas que oferecem o curso, podemos destacar a Universidade Estadual de Campinas; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade de São Paulo, lembrando que para ingressar nessas universidades é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

Gisele Alves de Brito



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *