Curso de Artes Cênicas – O Que Faz, Onde Estudar e Salário Inicial



Confira aqui todos os detalhes sobre a carreira nas artes cênicas.

Gosta de temas artísticos, especificamente ligados ao teatro, TV e Cinema? Então, talvez a carreira em artes cênicas possa ser um caminho a seguir. Ao contrário do que se pensa, a área não oferece somente oportunidades para quem deseja atuar com interpretação (ator ou atriz), mas tem diversas outras possibilidades de trabalho com focos muito diferentes.

Perfil Profissional

Quem deseja seguir profissões ligadas às artes cênicas deve gostar de artes em geral, pois poderá dialogar com esses aspectos em seu dia a dia. Nesse caso, poderá atuar em diferentes segmentos.



Cursos na área de Artes Cênicas ou Teatro

Existem diversas possibilidades de estudos na área das artes cênicas, que poderá variar de acordo com o foco desejado. Nesse caso, pode-se escolher:

· Curso técnico ligado a uma área específica, como de atuação e cenografia.



· Bacharelado em Teatro ou Artes Cênicas, que tem uma abordagem mais aprofundada e ampla dos diversos segmentos na área.

· Licenciatura em Teatro, Artes Cênicas ou Educação Artística, que prepara o profissional para ministrar aulas de teatro em escolas e instituições que oferecem cursos livres.

Para ingressar nesses cursos, muitas vezes é necessário que os candidatos passem por uma avaliação de aptidão, em que é preciso interpretar uma cena de alguma obra.

Possibilidades em carreira

A área de artes cênicas oferece diversas possibilidades de trabalho, que podem ser: interpretação, direção, figurino, cenografia, dramaturgia (roteiro), dublagem, produção, arteterapia e ensino regular ou superior. Nesse último caso, será necessário obter os níveis de mestrado e doutorado.

Para seguir uma dessas carreiras, é também preciso, em alguns casos, optar por uma habilitação, especialização ou curso específico voltado para o foco profissional desejado.

Mercado de trabalho e média salarial

O mercado de trabalho no segmento pode ser bastante concorrido e mais concentrado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, devido à Lei 12.485, que obriga a veiculação de programas nacionais na TV paga, elevou-se as oportunidades de trabalho no setor, especialmente em produtoras independentes.

Várias instituições de ensino também têm ofertado diversas vagas de emprego para profissionais que desejam atuar como professor de teatro ou artes cênicas no ensino regular, superior, técnico ou cursos livres. Além disso, grupos de teatro recebem incentivo e investimento público para ampliar o acesso à cultura em diversos municípios brasileiros, sendo outra opção de trabalho no segmento.

Devido às diversas possibilidades de atuação, nesse caso há grande variabilidade de remuneração salarial. Porém, sindicatos do setor determinam esses valores, de acordo com diferentes funções desempenhadas, como pode ser visto aqui.

Camilla Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *