Curso de Aviação Civil – O Que Faz, Perfil do Estudante e Salário Inicial

Categorias: Curso superior - Cursos - Graduação

Confira aqui todos os detalhes sobre a carreira na área de Aviação Civil.

Para aqueles interessados em tornar-se piloto de avião existem duas formas: o curso pode ser feito em aeroclubes especializados ou então o pretendente poderá optar por fazer um curso superior, com graduação de Aviação Civil, em instituições de ensino que sejam reconhecidas pelo MEC.



A vantagem na segunda escolha é curricular, sendo que as maiores companhias aéreas priorizam contratação dos profissionais graduados, até mesmo com menor quantidade de horas de voo.

Área de atuação

A área de atuação para um piloto graduado em instituição de ensino superior pode se dar em meio à aviação comercial, tanto de passageiros quanto de cargas, em companhias aéreas de diversos tamanhos, bem como no trabalho junto à empresas de táxi aéreo ou também atuando nos aeroclubes e ou instituições de ensino como instrutor, professor e etc. Além de ainda poder atuar como gestor de aeroportos ou empresas aéreas.

Perfil

O perfil de um egresso acadêmico para área da aviação civil pode variar um pouco, podendo ir desde a paixão por voar até mesmo o interesse em uma carreira que é valorizada, tem mercado e possui uma boa gama de atividades inclusive no aspecto de gestão administrativa, as quais o aluno formado poderá atuar.



Diferentemente do que pode se pensar em um primeiro momento, quando se foca a aviação civil, ela não se dá apenas para a função de piloto, mas sim para várias outras funções técnicas ou não. Logicamente que se o caso for a opção por pilotar, então o aluno terá que necessariamente já possuir ou desenvolver capacidades variadas, como a de concentração, por exemplo.

Valorização da carreira

Em se tratando de aviação civil os salários são extremamente variados.

É quase impossível obter uma média sensata de salário inicial para recém formados, pois as diferenças são realmente grandes, mas alguns especialistas afirmam que em se coletando uma média analisada em diversas funções possíveis, o valor ficaria por volta de R$4.000,00.

Agora, tendo como base um piloto, comandante, que trabalhe em uma grande empresa de aviação, podemos indicar um exemplo de salário líquido no valor de R$ 16.000,00, deste já teriam sido descontados: previdência privada, assistência médica, INSS, FGTS e outros.

Alguns incrementos no valor indicado também poderiam ser considerados, como ajuda de custo para alimentação, diárias e outros, o que totalizaria um valor maior.

Por Silvano Andriotti



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *