Curso de Instrumentação Cirúrgica na PUC PR


Curso Livre de Instrumentação Cirúrgica é realizado na cidade de Curitiba, no Paraná.

Se você deseja realizar uma mudança em sua vida profissional ou é jovem e está em busca de um curso para dar início ao seu movimento de inserção no mercado de trabalho, a TecPUC pode lhe ajudar. Essa instituição é uma divisão dentro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a PUC/PR, e oferece cursos de técnicos e livres em diferentes áreas. E uma das formações que vem conquistando um bom número de inscritos por período é o curso livre de instrumentação cirúrgica. Esta formação é oferecida na cidade de Curitiba (PR).

Primeiras informções sobre o curso livre de instrumentação cirúrgica da TecPUC

Primeiramente, é importante salientar que os cursos livres como este podem ser frequentados tanto por alguém que já atua na área da saúde e deseja migrar de setor ou por pessoas que buscam uma formação inicial.


Este curso tem uma carga horária de apenas dois períodos, ou seja, 12 meses. E após o cumprimento de todas as etapas da formação o aluno vai conhecer e estar pronto para trabalhar com instrumentos e aparelhos usados em intervenções cirúrgicas. Dessa forma, o estudante tem a sua espera um mercado de trabalho muito vasto. Visto que, ele pode atuar em diferentes instituições auxiliando médicos em diversos tipos de operações.

A TecPUC definiu que para realizar a inscrição, os interessados necessitam ser maiores de idade e também ter terminado o ensino médio. As aulas acontecem apenas três vezes por semana. Os alunos podem escolher se preferem estudar no período diurno das 8h até às 11h30. Ou ainda no período noturno, no horário entre 19h até às 22h35. Em relação os dias das aulas, os discentes podem entrar em contato com a coordenadoria do curso para saber quais dias vão ser ministrados os encontros.

Por fim, é importante salientar ainda que algumas aulas podem acontecer aos sábados, dependendo de como está o andamento da turma.



Informações sobre as matérias, estrutura disponibilizada para os alunos e o período de trabalho durante as aulas

Como mencionado acima, este curso conta com dois períodos. O estudante vai ter ao todo 14 disciplinas para serem cursadas mais o estágio. O ideal é que o estudante faça sete matérias no primeiro período e mais sete no segundo. E o estágio seja realizado quando ele já tiver adquirido alguns conhecimentos sobre a área. Entretanto, caso o aluno tenha algum problema, o número de matérias por período pode ser avaliado pelos responsáveis pelo curso de instrumentação cirúrgica.

Confira agora algumas das disciplinas que serão lecionadas:

– Tipos de sondas, drenos e curativos.

– Noções de doenças infecto contagiosas.

– Higiene e segurança do trabalho.

– Especialidades cirúrgicas e outras.

Para consultar todas as disciplinas lecionadas acesse: http://matriculas.tecpuc.com.br/curso/instrumentacao-cirurgica.

Sendo uma divisão da PUC, a TecPUC conta com todos os recursos disponíveis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O grande diferencial das aulas são as práticas e exercícios realizados. Os alunos vão trabalhar em laboratórios e também já é pré-definido que eles vão realizar o programa de estágio nas instalações da unidade hospitalar do Grupo Marista. As instituições possuem um convênio. Lembrando que o estágio é obrigatório, todos os alunos precisam participar deste programa para obter o diploma na formação livre de instrumentação cirúrgica.

Preço do curso e inscrição

Esta formação pode ser paga de forma parcelada e cada mensalidade tem o valor de R$ 607,38. Ainda é possível verificar outras formas de pagamento, já que a TecPUC disponibiliza outros modos de financiamento do valor total do curso. Para verificar quais são as outras formas acesse: http://matriculas.tecpuc.com.br/financiamentos.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar: http://matriculas.tecpuc.com.br/curso/enfermagem. Neste endereço há uma parte onde está escrito “Matrícula”. Neste item está anexado um documento que possui todos os dados que explicam o procedimento para realizar a matrícula. Só após a leitura deste documento vai ser possível realizar a matrícula.

Em caso de alguma dúvida, a TecPUC conta com uma lista de contatos que podem ser conferidos através: http://matriculas.tecpuc.com.br. Os contatos estão disponíveis no alto da página.

Por Isabela Castro

Deixe o seu comentário