Curso de Mediação EaD na UEMA em 2018


UEMA oferta o curso de Mediação EaD com o objetivo de Formar Tutores.

Com um mercado cada vez maior de alunos buscando não só maior flexibilidade, comodidade e redução de valores para seus estudos, o EaD (Ensino a Distância) hoje apresenta taxas de crescimento consistentes em todas as regiões do país, permitindo a todos seus interessados ingressar ou se aprimorar no mercado acadêmico.

Dados apresentados pelo INEP, Instituição voltada a Pesquisa no Nordeste, relatam não só um aumento do interesse por parte dos alunos com também uma maior oferta de cursos por parte das instituições de ensino da Região Nordeste, passando de 16% para 18% somente nos últimos dois anos.


Identificando este potencial e a demanda na formação de profissionais com capacidades para interação e mediação no Ensino a Distância, a UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) através do UEMAnet (Núcleo de Tecnologia da Educação) oferece a todos os seus interessados o Curso de Mediação em EaD, com o objetivo de Formação para Tutores.

Principais Objetivos do Curso

– Identificar e conhecer os principais fundamentos básicos e também teóricos do EaD (Ensino a Distância) no mercado acadêmico.

– Assimilação e familiarização com as principais tecnologias e suas ferramentas no mercado.



– Entendimento da função do mediador e todo seu trabalho, sob ótica do Tutor EaD, no contexto da aprendizagem do aluno.

Informações do Curso

O Curso de Mediação EaD – Formação de Tutores tem carga horária de 200 horas e duração prevista para 3 meses.

O principal público alvo são todos os profissionais ou graduandos que desejam ingressar neste mercado como tutores de ensino a distância em instituições de ensino.

O custo de investimento do curso é de R$ 250,00 com aulas previstas para o inicio de Abril (2 de abril e 2018).

Qualidades para um bom Tutor EAD

Não basta saber, também é preciso aplicar bem o conhecimento adquirido e fazê-lo com clareza, com um mercado cada vez mais abrangente enumeramos abaixo dicas importantes que devem ser reconhecidas em um bom Tutor EaD.

a. Se expressar bem

A maioria das comunicações se dá de forma escrita em tutorias EaD, sendo assim saber escrever e se expressar de forma clara, sucinta e objetiva não é só fundamental como requisito imprescindível.

b. Conhecimentos em Língua Portuguesa

Dominar muito bem gramaticalmente e ortograficamente a produção de texto também se faz necessário, tanto para correção como indicação de conteúdos corretos aos seus alunos.

c. Confiança em seu trabalho

Passar confiança aos seus alunos é requisito fundamental, pois todos têm dúvidas e necessitam de orientações a todo instante, o tutor deve assim transmitir seus conhecimentos de forma sempre segura.

d. Humildade na interação com outros

O ensino a distância é diversificado em sua essência, isto significa que o tutor terá contato com diversos tipos de perfis e personalidades, muitas vezes com o mesmo objetivo, aprender com estas diversidades e ter humildade para admitir isso, torna-se necessário nos dias de hoje.

e. Compartilhar

Sempre poder compartilhar todas as informações produzindo conhecimento e incentivo sua pesquisa.

f. Dedicação

Ter Responsabilidade e principalmente Dedicação, para sanar dúvidas e identificar todas as reais necessidades que irão surgir.

g. Treino

Deter conhecimentos sobre a plataforma envolvida sob pena de se atualizar constantemente através da prática e troca de informações com seus demais colegas profissionais.

Como fazer as inscrições

A inscrição para o Curso de Mediação em EAD pode ser feita diretamente no link: https://inscricao.eventoum.com.br/index.php/auth/eventologin/1.

Vagas Limitadas

Todas as informações pertinentes ao curso e a Instituição podem ser obtidas através da própria página de anúncio da Universidade: http://www.uema.br/2018/03/uema-abre-inscricoes-para-curso-de-mediacao-em-ead-formacao-de-tutores. Também através da página principal da Instituição: http://www.uemanet.uema.br. Ou do telefone da UEMA: 98 2106-8970.

Por C. B.

Deixe o seu comentário