Curso de Pedagogia – Verdades e Mitos da Carreira


Confira aqui as principais verdades e mitos da carreira na área de Pedagogia.

Geralmente quando uma pessoa gosta muito de crianças, ou leva jeito com os pequenos, todo mundo diz que ela deve ser professora. Atualmente, para se tornar um professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, é preciso possuir a graduação em pedagogia.

Nesse sentido, desde o ano de 2001 o número de profissionais com formação em Pedagogia cresceu de forma considerável no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada recentemente, o curso de pedagogia está entre os dez cursos mais procurados no país, sendo no Sistema Unificado, o Sisu, a segunda opção dos inscritos.


O motivo de tanta procura assim pode ser em razão de a formação ser exigência no currículo de quem pretende trabalhar na educação infantil.

Muitas pessoas procuram realizar o curso de pedagogia para dar aulas nos primeiros anos do ensino fundamental e também aulas em educação infantil. Contudo, o profissional com essa formação pode atuar em outros segmentos, como na Educação de Jovens e Adultos, na elaboração de material didático, na tutoria de cursos da modalidade à distancia e também em cargos de diretoria. Além disso, os pedagogos também podem atuar em empresas, ONGs, Hospitais e na pesquisa acadêmica.

Depois de graduado também é possível a realização de pós-graduação ou Mestrado e Doutorado, porém os últimos são mais voltados para a área de pesquisa.



Mas pelo que se pode notar, a maioria das pessoas que se formam em pedagogia possuem a intenção de ir para a sala de aula ou acabam indo parar lá, talvez pelo fato de existirem muitas oportunidades nessa área, que por sua vez é alvo de muitas críticas desses profissionais.

É isso mesmo, a maioria dos pedagogos se tornam professores e diariamente têm que lidar com situações de salas de aula superlotadas, falta de infraestrutura, falta de apoio e valorização, salários baixos, além da falta de apoio e valorização por parte da sociedade.

Contudo, se existe o interesse pelo processo educacional infantil e tudo o que ele envolve, independente se a pessoas tem ou não jeito com as crianças, a pedagogia é uma ótima opção, pois é um curso em que se pode aprender muitas coisas do universo infantil, se tornando um profissional que pode contribuir muito para a sociedade.

Sirlene Montes

Deixe o seu comentário