Curso de Redação Online – Vagas Abertas

Categorias: 2021 - Cursos - Redação

Este curso é gratuito, com a meta de fazer redemocratizar o ingresso a todos os cidadãos possíveis em Instituições de Ensino Superior, como também, sobretudo, incentivar a autonomia da inteligência e o espírito crítico.

Novo curso de grande importância para os estudantes brasileiros está sendo disponibilizado, via remota, a todos os jovens que estão próximos do Enem e do Vestibular.



Infelizmente, em nosso país, medra a incapacidade de grande parte dos estudantes, e da população em geral, de expressar-se por escrito. Erros grosseiros da língua portuguesa; faltam palavras para identificar as ideias, os sentimentos, as crenças. A falta de leitura contribui muito para isso, além de estarmos vivendo a era do cinema e dos canais de Youtube, dos smartphones, das informações instantaneamente compartilhadas; diante disso tudo a mente se torna passiva. A leitura e a escrita são atos, e devem ser praticados todos os dias, por um número cada vez maior de pessoas.

Assim, toda redação constitui uma das mais importantes, senão a mais importante atividade, em vestibulares, concursos, em entrevistas de emprego, Enem. Essa parte dos processos de seleção é a que mais gera apreensão entre os candidatos.

Portanto, de modo a contribuir imensa e intensamente com a capacidade das pessoas na escrita, sobretudo para a parcela da população que nasceu e vive em situação de grande vulnerabilidade social, ou racial, sobretudo educacional, um grupo de acadêmicos profissionais fundou, no ano de 2016, um importante projeto para a extensão do intitulado: Curso de Redação Cora Coralina.



Este eficiente programa foi elaborado e colocado em prática por acadêmicos da Faculdade de Medicina da cidade de Ribeirão Preto, atrelada à Universidade de São Paulo, ou USP. Trata-se de importante curso, inteiramente gratuito, consistindo em um projeto social ímpar, com meta de fazer redemocratizar o ingresso a todos os cidadãos possíveis em Instituições de Ensino Superior, como também, sobretudo, incentivar a autonomia da inteligência e o espírito crítico.

Quanto mais as pessoas têm acesso ao vernáculo da língua portuguesa, ou seja, quanto mais as pessoas aprendem gramática, mais capazes serão de se expressarem, por escrito e oralmente, mais portas se abrem para empregos e outras oportunidades, ou mesmo no dia a dia em casa. A normal gramatical culta não é elitista, ela é feita para todos, ampliando o vocabulário e a comunicação efetiva entre todos.

A meta é garantir maior equidade:

Devido à crise pandemia, e respeitando as normas de segurança, este curso também está inteiramente adaptado em plataforma digital, com aulas via online, com turmas um pouco reduzidas, mas bem distribuídas, mantendo a efetiva participação de todos os estudantes nessa importante aprendizagem. Outra grande vantagem nessa modalidade de curso está no acesso que todos terão às aulas gravadas, que poderão ser assistidas quantas vezes for necessário, além das dinâmicas em grupo, em videoconferência e, imprescindível, muita prática por meio de variados exercícios e temas propostos de redação; exercícios escritos de imaginação, entre outros.

Esse serviço é prestado, sobretudo, aos estudantes que não têm com dições de pagar por cursos preparatórios. Assim, quanto mais pessoas carentes puderem se interessar pelo aperfeiçoamento da capacidade escrita, melhor.

Sobre as inscrições para ingressar no projeto:

Os estudantes interessados poderão inscrever-se no processo de seleção deste programa, que é aberto para todo o território nacional, cujo período de cadastro finaliza no dia 12 deste mês de abril. A primeira fase da seleção consistirá no preenchimento de questionário, sabendo ser o máximo honesto, para a segunda fase, que consistirá em entrevista direta com as estudantes. As pessoas aprovadas terão seus nomes divulgados em uma relação de aprovados para ingressar no Curso de Redação Cora Coralina, a partir do dia 19 deste mês de abril.

Quem desejar mais informações poderá encaminhar mensagem ao e-mail oficial da plataforma: redacao.coracoralina@fmrp.usp.br.

Por Paulo Henrique dos Santos

Please follow and like us:


Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *