Curso de Tecnologia em Automação Industrial no Senai



O curso tem como objetivo formar profissionais com a capacidade de planejar, desenvolver e implementar soluções em sistemas de automação industrial.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ou simplesmente Senai, é um dos grandes incentivadores do ingresso de jovens no setor industrial. Com isso, a instituição disponibiliza uma grande quantidade de cursos voltados à formação técnica e superior para interessados em ingressar na indústria. O curso superior de Tecnologia em Automação Industrial é um exemplo dentre os vários cursos oferecidos.

O curso superior de Tecnologia em Automação Industrial do Senai tem como principal objetivo formar profissionais com a capacidade de planejar, desenvolver e implementar soluções em sistemas de automação industrial. Com isso, o aluno será capaz de realizar ações empreendedoras além de administrar recursos humanos e tecnológicos de forma que o mesmo irá melhorar as condições de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente relacionadas à sua área de atuação.



O curso aqui destacado possui duração total de 3 anos, ou seja, 6 semestres letivos. Além disso, sua carga horária é de 2.800 horas, o que também inclui as 400 horas de estágio supervisionado obrigatório que é fundamental na formação técnica do estudante. O horário pode variar de acordo com as unidades do Senai, mas geralmente este curso é realizado durante o período da noite. Estão aptos a participar do curso os aqueles que tiverem idade, no mínimo, de 16 anos (no início do curso) e já tiverem concluído o ensino médio.

Uma das grandes vantagens do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial é que o futuro profissional poderá atuar em vários setores da indústria como, por exemplo, metalúrgico, área de automóveis, máquinas e equipamentos, setor químico e petroquímico, bebidas, dentre outros. Dessa forma, caberá ao mesmo o projeto e gerenciamento da instalação e o uso de sistemas automatizados nos mais diversos processos industriais.



Durante sua formação acadêmica, o aluno do curso de Tecnologia em Automação Industrial do Senai terá contato direto com disciplinas de matemática, física, mecânica, eletroeletrônica e informática, que são as disciplinas que darão base a sua formação. Além disso, aulas práticas em laboratórios estarão presentes durante todo o curso. Inglês técnico e técnicas de comunicação e expressão também fazem parte da grade curricular deste curso.

Para saber a disponibilidade do curso em sua cidade ou em um local próximo basta acessar o portal do Senai de seu estado. Em São Paulo, por exemplo, o curso está disponível na Faculdade de Tecnologia Senai Mariano Ferraz e na Faculdade Senai de Tecnologia de Santos.

Por Bruno Henrique

Deixe o seu comentário