Curso Gratuito de Música em SP 2022 – Projeto Guri Capital e Grande São Paulo


Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro de 2022.

Estudar música para muitas pessoas pode parecer um sonho impossível e até mesmo em vão. Mas a realidade é bem diferente, uma vez que a música tem mudado a vida de milhares de pessoas, principalmente jovens sujeitos à violência e marginalização.


Focando na promoção da cultura, o Guri Capital e o Grande SÃO Paulo acabaram de abrir suas inscrições para seus programas de educação musical.


Esses programas foram criados e hoje são administrados pela Santa Marcelina Cultura, que é uma organização social que atua na Secretaria de Cultura e de Economia do Governo.


Os interessados em fazer parte das turmas já podem realizar suas inscrições nos projetos. Assim, os participantes poderão escolher os instrumentos com os quais desejam aprender, como violão, violino, piano, violoncelo, clarinete, flauta, fagote, saxofone, oboé, trompa, trombone, trompete, tuba, contrabaixo elétrico, percussão, guitarra, além de outros.


Os cursos que os projetos oferecem têm duração que vai de 2 a 4 anos, dependendo do instrumento.

Quem deseja aprender a cantar também terá o curso de canto como opção.

Para fazer parte do Guri o interessado não precisa ter conhecimentos prévios sobre música ou sobre o instrumento que deseja tocar.

Uma das grandes vantagens deste projeto é a de que as aulas serão oferecidas em diversas localidades, podendo estar acessível a mais pessoas. Assim, em São Paulo assim como na Região Metropolitana serão 44 polos com aulas.

Em relação ao número de vagas disponíveis para cada polo e os instrumentos, estas informações devem variar e devem ser verificadas nos locais onde acontecerão as aulas.

A quantidade de vagas e instrumentos variam conforme a disponibilidade de cada sede.

Na atualidade o programa já atende 13 mil estudantes, sendo eles crianças e adolescentes com idades que vão de 6 a 8 anos.

Desse modo, quem desejar fazer parte deste projeto precisa atender a um requisito indispensável para o projeto, que é estar matricula e frequentando regularmente a escola( pública ou particular).

Alguns polos contam com a oferta do curso para adultos de Iniciação Musical, sendo aceitos pessoas com idade superior a 18 anos.

Para ter acesso a lista completa com todos os cursos disponíveis para este ano, assim como os locais onde as aulas serão ministradas e os polos e seus respectivos contatos é só acessar o endereço https://gurisantamarcelina.org.br/.

É muito importante e pode fazer total diferença ressaltar que os cursos são totalmente gratuitos. E embora sejam disponibilizadas um número expressivo de vagas, a procura tem aumentado muito a cada ano.

Por isso, se você possui interesse em participar não deixe de fazer a sua inscrição.

O período de inscrições está previsto para ser encerrado no dia 25 do mês de fevereiro.

Para se inscrever a criança ou adolescente deve comparecer ao polo em que terá o curso de seu interesse acompanhado de um responsável e apresentado alguns documentos. São eles:

– RG ou a certidão de nascimento;

– Declaração da frequência na escola ou comprovante de matrícula;

– RG da pessoa responsável;

– foto recente 3×4;

– Comprovante do endereço.

Importante apresentar os documentos originais e suas respectivas cópias.

Enfim, se você tem talento para música ou simplesmente tem a vontade de aprender a tocar determinado instrumento, ou até mesmo desenvolver a sua capacidade de canto, não deixe de fazer a sua inscrição para se tornar um aluno do projeto Guri.

Para quem ainda não conhece o Projeto Guri vale a pena conferir o site do projeto, onde estão todas as informações sobre ele. Para quem não sabe este projeto é considerado o programa sociocultural maior do Brasil, que tem levado cultura musical para que jovens sejam mais instruídos e com melhores chances no futuro.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.