Curso Online de Italiano da USP


Foi lançado o novo material online de italiano, chamado Dire, Fare, Arrivare, pela USP.

Neste dia 4 de maio, na quinta-feira, ocorreu o lançamento oficial do material online de ensino da língua italiana, o “Dire, Fare, Arrivare”. Esse acontecerá das 10h às 12h, no Prédio de Letras da Cidade Universitária, localizada na Avenida Professor Luciano Gualberto, número 403, sala 266.

O evento contou também com uma mesa redonda com os responsáveis pelo material audiovisual, sob o tema “Do Livro ao Vídeo: os desafios da adaptação de material didático de italiano como língua estrangeira”. A divulgação pode ser vista também pelo Facebook, ao vivo, na página www.facebook.com/direfarepartire.


O material “Dire, Fare, Arrivare!” é composto por 17 aulas, sendo que cada aula possui uma subdivisão de duas partes. Sendo assim, na primeira é apresentada uma série de ficções que abordam possíveis e eventuais dificuldades linguísticas e também culturais que podem aparecer no aluno brasileiro e que está estudando o italiano. Já na segunda parte, há um convidado no estúdio que é entrevistado pelo professor na língua.

Com gravação na cidade de Bolonha, na Itália, os episódios contaram com o apoio da Cineteca di Bologna e da Università di Bologna. Em sua segunda parte na divulgação de conteúdo, uma vez que o primeiro já está on-line desde o ano de 2017, sob o nome de “Dire, Fare, Partire!”, essa primeira edição contou com mais de 4 milhões de visualizações.

Abordando temas básicos de um curso de italiano que são dados em disciplinas da língua e ofertados pelo curso de Letras, pertencente à Faculdade de Filosofia, de Letras e Ciências Humanas, a FFLCH da Universidade de São Paulo, o conteúdo teve elaboração pelos professores e alunos de italiano. Uma ferramenta para aprender, gratuitamente e sem tutoria, não há a necessidade de uma inscrição e nem da realização de uma avaliação sobre o que o aluno absorveu.



Sendo assim, basta acessar o material de cada aula e prestar muita atenção no que é falado. Todavia, é importante ressaltar que não há a emissão de certificados de participação.

O sucesso do curso:

Uma das maiores motivações percebidas pelos organizadores para a realização de uma segunda edição do curso se deve ao fato de que muitos acessos aos vídeos publicados se deu por brasileiros que fixaram residência em países no exterior, como França, Itália, Canadá e Estados Unidos.

Outro fato importante a colocar em voga é que os dois projetos, tanto o “Dire, Fare, Partire!” como o “Dire, Fare, Arrivare!” fazem parte de um projeto da FFLCH de colocar em destaque os conteúdos produzidos por grupos de pesquisas que são desenvolvidos dentro da própria faculdade. Sendo assim, esses funcionam também como uma maneira de retribuir à sociedade todo o investimento recebido pela Universidade.

Por Kellen Kunz

Deixe o seu comentário