Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde do Pronatec

Categorias: Cursos - Cursos gratuitos - Cursos técnicos - Pronatec

O curso oferece chance de emprego no serviço público e salários atrativos por ser uma área em crescimento no país.

O Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo governo federal em 2011, tem como objetivo formar e capacitar alunos de baixa renda, nos cursos técnicos nas mais variadas profissões.



O ensino do Pronatec é reconhecido pelo MEC além de ser referência por sua qualidade técnica com profissionais altamente gabaritados para a formação de novos profissionais para disputar uma vaga no concorrido mercado de trabalho.

Para se inscrever nos cursos do Pronatec é necessário possuir idade mínima de 16 anos, estar cursando o segundo ano do ensino médio ou já ter concluído e não ter renda familiar acima de um salário mínimo e meio por pessoa.

As inscrições ainda não foram divulgadas pelo governo, mas a previsão é que seja em breve.



Um dos cursos mais disputados pelos estudantes é o técnico em agente comunitário de saúde, pois oferece chance de emprego no serviço público, salários atrativos e por ser uma área em constante crescimento no país.

A carga horária desse curso é de 1.200 horas e sua duração aproximada é de 16 meses. Pode ser feito de forma presencial ou a distância com provas e simulados online, para aqueles estudantes que trabalham ou não tenham tempo de frequentar o curso presencial.

As atribuições desse profissional são proteção, promoção e prevenção à saúde de pessoas carentes em diversas comunidades, encaminhamento ao serviço médico do SUS as pessoas necessitadas, mapeamento de regiões com maior risco de doenças ou algum tipo de contaminação, visitas constantes a comunidades ou residências para orientação ou encaminhamento médico, mobilização e participação das pessoas nos conselhos de saúde da região.

O campo de trabalho para o técnico em agente comunitário de saúde, na maioria da vezes, é nos postos de saúde do SUS, o que torna o curso um dos mais procurados, por oferecer possibilidade de estabilidade na profissão e várias opções de trabalho em qualquer lugar do país.

O salário médio desse profissional, em início de carreira, gira em torno de R$ 1.400,00 para uma jornada de 40 horas semanais, além de outros benefícios do serviço público.

Fique atento ao prazo de inscrições e boa sorte.

Por Rodrigo Souza de Jesus



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *