Curso Técnico em Recursos Humanos do Pronatec


Curso tem aproximadamente 800 horas e ao terminar o aluno recebe o certificado e já está apto para mercado de trabalho.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 pelo governo federal, tem como objetivo oferecer cursos técnicos de qualidade para estudantes de baixa renda, além da capacitação e formação de profissionais qualificados para disputar uma vaga nesse concorrido mercado de trabalho brasileiro.

A idade mínima para inscrição no Pronatec é 16 anos e pode ser feita no site do mesmo ainda sem data definida esse ano. O aluno deve estar cursando o segundo ano do ensino médio para seu pedido de inscrição ser aprovado. O certificado Pronatec é válido em todo o território nacional e com ele o profissional obtém ótimas chances de se ter sucesso na carreira.


Um dos cursos oferecidos e mais disputados pelos alunos é o Técnico em Recursos Humanos que o profissional, depois de formado, poderá trabalhar em empresas no setor privado e de consultoria, instituições públicas, comércio e indústria em geral.

As principais funções do técnico em recursos humanos vão depender do ramo de atividade em que o mesmo trabalha, mas no geral é a execução de todas as atividades ligadas ao departamento pessoal da empresa como folha de pagamento, admissão, demissão, cálculo de impostos, participação de todo o processo de admissão de funcionários bem como aplicação de questionários e preparação de entrevistas, auxílio no desenvolvimento de equipes e capacitação profissional dentro da empresa, segurança no trabalho e saúde ocupacional.

O salário inicial do técnico em recursos humanos, dependendo da experiência e do porte da empresa em que irá trabalhar pode variar entre R$ 1.200,00 até R$ 2.300,00.



Caso o aluno, depois de formado opte por trabalhar em instituição pública, o salário pode ser ainda maior que no setor privado.

A carga horária para o curso é de aproximadamente 800 horas, ou seja, em pouco mais de um ano, o aluno recebe o certificado e já está apto para mercado de trabalho.

Todos os alunos em que a renda não for superior a um salário mínimo e meio por pessoa podem se candidatar a esse curso ministrado pelo Pronatec.

Não perca a chance e fique atento quanto as inscrições.

Boa sorte!

Por Rodrigo Souza de Jesus

Deixe o seu comentário