Cursos a Distância Gratuitos de Universidades Renomadas



Confira aqui as melhores opções de cursos a distância gratuitos de Universidades Renomadas.

O que você acha de fazer um curso online grátis? E se esse curso a distância fosse numa universidade renomada? Melhor ainda! Não é?

Qualquer um pode absorver novos conhecimentos e melhorar o seu currículo, mas não é qualquer um que tem uma pequena fortuna para gastar ou ainda enfrentar a batalha de dedicação a vestibulares.



A USP (Universidade de São Paulo) é uma das melhores instituições de ensino do país e foi criada em 1934. Essa referência educacional oferece atualmente os cursos de Biologia Celular e Astronomia. Com o início em março desse ano, essas duas matérias são voltadas para aperfeiçoar professores do ensino fundamental e médio.

A USP, em conjunto com o site Coursera, também oferece atualmente o curso de "Introdução à Ciência da Computação com Python" e oferece também um programa de cursos integrados de "Gestão de Projetos", nesses casos o aluno começa a estudar a qualquer momento, logo após a inscrição. Para mais informações, acesse o site da USP ou da Coursera para maiores informações e também para fazer a devida inscrução.



A UNESP (Universidade Estadual Paulista) está oferecendo mais de 60 (sessenta) cursos online gratuitos através do projeto chamado "Unesp Aberta". Esses estudos estão nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas e podem começar a qualquer hora, basta fazer o devido cadastro e pagar apenas pelo certificado. Segundo informações colhidas no próprio site do projeto, não tem um período limite para a finalização do curso. O aluno poderá decidir quando estudar, onde estudar e o quanto estudar. Acesse esse site e, além de saber mais sobre a instituição, você poderá conferir a lista dos cursos e fazer a sua devida inscrição.

A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) também tem cursos gratuitos e online em conjunto com o site, já citado, "Coursera". O curso "Desenvolvimento e Design de Aplicativos para iPhone" tem a sua duração aproximada de cinco meses e o curso "Introdução à Economia do Trabalho: Teorias e Políticas" cerca de 11 horas de duração.

A UnB (Universidade de Brasília), tendo o Ministério do Trabalho como parceiro, está oferecendo mais de trinta cursos no site "Escola do Trabalhador" para a sua formação profissional. Basta se inscrever para ter acesso a diversas áreas de conhecimento, como saúde, turismo, segurança da informação, gestão de negócios, etc.

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) foi a pioneira na difusão da idéia de ensino a distância gratuito no Brasil. Ela foi a primeira instituição brasileira a se tornar membro do "Open Education Consortium (OEC), um conjunto de instituições de diversos países oferecendo materiais didáticos e cursos gratuitos online nas áreas de Economia e Finanças, Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Relações Internacionais, Direito, sustentabilidade e Responsabilidade Social. Todos com duração de 2 (duas) a 30 (trinta) horas de duração. No site da FGV podemos colher maiores informações.

O professor dessa instituição, Arthur Igreja, que também é especialista em tecnologia e educação, afirma que através do ensino a distância, as universidades podem expandir a sua atuação, favorecendo mais gente na educação, e cumprir com o seu papel social. Ele mencionou ainda que os cursos online gratuitos de instituições particulares funcionam como um marketing digital, como se fosse um "test-drive" universitário.

Uma outra opção para cursos gratuitos online, nós podemos encontrar no site www.edx.org, que é uma parceira entre a Universidade de Harvard e o MIT. Mais de 100 (cem) instituições de ensino espalhas pelo mundo todo fazem parte deste projeto, contendo mais de 1900 (mil e novecentas) disciplinas e já terem formados mais 14 milhões de estudantes espalhados por todo o mundo. Devo mencionar que neste caso em específico, o site é totalmente em inglês.

Fernando Ferreira Dias Junior

Deixe o seu comentário