Cursos de Capacitação na ONG Favela Mundo no Rio de Janeiro

Categorias: Cursos - Cursos de capacitação - Rio de Janeiro

1.200 vagas em cursos de capacitação são oferecidas pela ONG Favela Mundo em comunidades do Rio de Janeiro, são elas: Rocinha, Cidade de Deus, Piedade e Tomás Coelho.

O acesso à educação é desigual, seguindo o ritmo das desigualdades sociais: se você tem dinheiro, pode estudar e se qualificar da melhor forma para o seu futuro, se não tem, não resta muito além de se esforçar muito pra ter algo na vida, ainda que seja algo tão básico quanto educação.



Quando se mora na periferia, em uma das cidades mais violentas do Brasil, como é o caso do Rio de Janeiro, existe uma frase conhecida que se aplica: fazer duas vezes o que os outros fazem, para, com sorte, ter menos da metade do que os outros tem. E com “os outros” aqui, estamos falando de toda a chamada classe opressora, brancos, de classe média para cima, héteros, homens e tudo que afronta diretamente as minorias, como negros, homossexuais, mulheres e etc.

Voltando a falar sobre educação, a ONG Favela Mundo, visa mudar um pouco esse cenário de privação de direitos, que é a falta de acesso à educação nas comunidades.

Com objetivo de capacitar pessoas dessas localidades, para fins de melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento da comunidade, a ONG oferece 1.200 vagas para cursos de capacitação nas comunidades Rocinha, Cidade de Deus, Piedade e Tomás Coelho. A iniciativa trata-se de oficinas que vão orientar jovens e adultos no aprendizado de ofícios, através do projeto intitulado A Arte Gerando Renda.



Os cursos ofertados são: acerca do carnaval, estética e artes cênicas, aulas de artesanato, grafite, fantasias e adereços, unhas decoradas, tranças afro, turbantes, maquiagem social e maquiagem artística. Em duas comunidades – Cidade de Deus e Tomás Coelho – também abrigarão atividades para crianças: canto, violão, teatro, jazz, hip hop e danças brasileiras.

As inscrições começaram no dia 03/07 e a previsão de início das atividades é em 30 de julho e 1º de agosto.

É preciso comparecer nos endereços correspondentes munido dos documentos necessários. Para ter acesso à lista de documentos de cada modalidade e o endereço do local onde é preciso comparecer para realizar a inscrição, acesse esse link: www.favelamundo.org.br e vá em “contato”. Para ler mais sobre os projetos, vá na aba “projetos” e selecione Favela Mundo -infantil – ou A Arte Gerando Renda – jovens e adultos.

Por Carolina B.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *