Cursos de Capacitação no Via Rápida Emprego

Categorias: Cursos - Cursos de qualificação

Via Rápida Emprego oferta diversos cursos de qualificação gratuitos. São mais de 60 opções.

O Via Rápida Emprego foi lançado em 2011 com o principal objetivo de oferecer capacitação profissional gratuita e de qualidade para pessoas que estão em situação de desemprego ou que buscam se qualificar em alguma área. O programa também pode ser aproveitado por quem deseja abrir o próprio negócio.



Até hoje, o Via Rápida Emprego já conseguiu atender mais de 220 mil pessoas, em mais 600 municípios.

Como participar:

Os cidadãos que quiserem aproveitar as oportunidades em cursos de capacitação devem primeiramente efetuar um cadastro no site oficial do programa. Para preencher o formulário acesse www.viarapida.sp.gov.br.

Para fazer o cadastro o profissional interessado precisa ter o RG e o CPF. Alguns requisitos são exigidos como ter no mínimo 16 anos de idade, ser alfabetizado e ser residente no Estado de São Paulo.



É importante destacar que o nível de escolaridade exigido e a idade poderão variar de acordo com o curso de interesse.

Como é feita a seleção:

A seleção dos candidatos inscritos é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A Secretaria analisa critérios de idade, escolaridade e até a renda familiar dos inscritos.

O Via Rápido Emprego destaca que determinados casos contam com prioridade. Por exemplo, candidatos desempregados, de maior idade, com baixa escolaridade, mulheres que são as responsáveis pela família e pessoa que possuem encargos familiares mais pesados.

Quais são os objetivos da Via Rápido Emprego:

A organização informa que os principais objetivos do programa é promover o aumento, em termos de competitividade, na economia do estado através da qualificação profissional. Além de promover a formação profissional dos trabalhadores do estado.

O intuito é habilitar esses profissionais em relação aos seus direitos à cidadania, aumentar a possibilidade de conseguir emprego e gerar ou aumentar a renda.

Com essas ações a consequência buscada é a diminuição dos níveis de emprego e de subempregos.

Informações sobre o programa:

Os inscritos nos cursos terão aulas que envolverão conhecimentos específicos. Elas serão ministradas por profissionais do Centro Paula Souza.

São oferecidas aos interessados mais de 60 opções de cursos gratuitos de qualificação. Entre as áreas abrangidas pelo programa estão as de metrologia e soldagem, comandos hidráulicos e pneumáticos, refrigeração e climatização, automação industrial, instrumentação-petróleo e gás, manutenção de motos, panificação e açougue, confecção artesanal, produção alimentícia entre outros.

Para a lista completa de cursos da Via Rápida Emprego clique aqui – www.viarapida.sp.gov.br.

Por Denisson Soares



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *