Cursos de Graduação EaD na UFRGS em 2018


UFRGS oferta 900 vagas em Cursos de Graduação EaD.

Uma modalidade de estudo que muitas instituições de estudo adotaram nos últimos anos e que contribuiu para que uma grande parcela da sociedade tivesse um nível de estudo maior foi à formação a distância. Hoje a grande maioria das universidades brasileiras oferece esse tipo de aula e por ter muita flexibilidade para os alunos, estão surgindo cada vez mais profissionais pelo território nacional. E uma das organizações que acaba de anunciar 900 novas vagas neste tipo de formação foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS. Todas as graduações são do tipo licenciatura. Veja agora todas as informações a respeito do processo de seleção dos novos calouros da UFRGS.

A respeito das 900 vagas abertas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

De acordo com o edital do processo seletivo, as 900 vagas foram divididas por três graduações: pedagogia, ciências sociais e geografia. E em cada um desses cursos estão abertas 300 vagas, assim totalizando 900 oportunidades de estudo para os interessados.


As universidades que oferecem cursos de graduação a distância propõem que esporadicamente alunos e professores se encontram para certas atividades ou por outros motivos. Dessa forma, esses encontros acontecem em polos presenciais e no edital desse processo de seleção foram disponibilizados os locais desses polos, confira agora cada um deles:

– Geografia: Seberei, Santana da Boa Vista, Picada Café, Encantado e Cerro Largo.

– Ciências Sociais: Vila Fores, Sobradinho, Sapucaia do Sul, Imbé, Camargo e Arroio dos Ratos.



– Pedagogia: Serafina Corrêa, Balneário Pinhal e Arroio dos Ratos.

Como na grande maioria dos processos seletivos, neste também vai ser ter vagas destinadas a cotistas: pessoas portadoras de necessidades especiais, renda familiar e racial. Para conferir essas informações acesse o edital que está na seguinte página: http://www.ufrgs.br/coperse/processos-seletivos/licenciaturas-modalidade-a-distancia-campus-litoral-norte. E se encontra no item “5 – CURSOS, POLOS DE APOIO PRESENCIAL, VAGAS E OPÇÃO DE SISTEMA DE INGRESSO”. Página 02.

A avaliação que os inscritos vão ser submetidos

Para conseguir umas 900 vagas disponibilizadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os interessados vão ter que ser aprovados em uma avaliação de múltipla escolha. Esse teste vai ser formado por dois pontos distintos. Sendo a primeira, uma avaliação com 25 perguntas sobre língua portuguesa. E além dessa primeira parte, os inscritos vão redigir uma redação, cujo tema será apresentado no momento da prova.

A avaliação está marcada para a data de 05 de agosto de 2018. No período de 14h30. É recomendável que os inscritos cheguem com no mínimo 30 minutos de antecedência. A prova vai ter duração total de 3 horas e 30 minutos.

A prova de língua portuguesa vai ser montada de acordo com os seguintes eixos temáticos: ortografia, morfologia, sintaxe e leitura e análise de texto. Dentro de cada um desses itens se tem outros pontos que vão ser analisados. Já a de redação, os corretos vão considerar os seguintes pontos, no caso, se o inscrito conseguiu desenvolver cada um deles: linguagem, estruturação, contextualização do assunto, definição do ponto de vista e abordagem do tema.

Dentro de cada uma dessas temáticas, se tem mais explicações e também outros pontos que ligados a esses “temas bases” assim podemos descrever. Para conferir cada um deles acesse: http://www.ufrgs.br/coperse/processos-seletivos/licenciaturas-modalidade-a-distancia-campus-litoral-norte. Essas informações estarão no “Manual do Candidato”. A partir do item “6 – PROGRAMAS” página 23.

O local das provas ainda vai ser divulgado pelo órgão responsável pela seleção que neste caso é a Comissão Permanente de Seleção, a Coperse. A expectativa é que os locais sejam divulgados até o dia 31 de julho de 2018.

A respeito das inscrições para os cursos da UFRGS

O período de inscrições já está aberto e elas devem ser realizadas até o dia 20 de julho de 2018. E devem ser feitas neste site: http://www.ufrgs.br/coperse/processos-seletivos/licenciaturas-modalidade-a-distancia-campus-litoral-norte. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. E serão aceitas candidaturas apenas via internet.

Boa sorte!

Por Isabela Castro

Deixe o seu comentário