Cursos de Graduação EaD na UFRJ – 2020



A UFRJ está 1.110 vagas em cursos de graduação na modalidade EaD com início para o ano de 2020.

A notícia é a seguinte: Universidade Federal do Rio de Janeiro está abrindo, oficialmente, 1.110 vagas para cursos de graduação tipo EaD (Educação a Distância).

Trata-se de novo empreendimento promovido pela UFRJ. A disponibilização das 1.110 vagas está organizada em quatro cursos voltados para a graduação de tipo EAD. A mesma será iniciada a partir do ano 2020. Todo estudante interessado em participar desse curso deverá cadastrar inscrição para o Vestibular 2020.



O período de inscrições já está aberto, destinado ao Consórcio de Educação Superior e a Distância, no Estado do Rio de Janeiro, ou Cede/RJ. O prazo para registrar a participação no processo seletivo estará aberto até o dia 24 de outubro.

A distribuição das vagas segue o seguinte critério:

Estão reservadas 200 vagas somente para o curso na área de Ciências Contábeis; são 910 vagas reservadas para as três licenciaturas; são 356 vagas reservadas para o curso na área de Ciências Biológicas; são 375 vagas reservadas para o curso de Física e as demais 179 vagas reservadas para o curso na área de Química.



Sobre o itinerário do processo seletivo:

Serão ministradas provas no dia 24 de novembro deste ano. O caderno consistirá em um bloco contendo 60 questões de tipo objetivas, as quais vão abranger o seguinte conteúdo programático:

– Matéria de língua portuguesa e de literatura brasileira; matéria de língua estrangeira, incluindo língua espanhola ou língua inglesa; matéria de biologia; matéria de física; matéria de matemática; matéria de química; matéria de geografia e em matéria de história. Será realizada um prova discursiva, ou de redação.

A taxa de inscrição nesse vestibular está estipulada no valor de 88 reais. Uma parte dessas vagas está sendo disponibilizada por meio Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem, realizado em 2018. Concorrentes nessa categoria estarão isentos de pagar a taxa.

O resultado definitivo será divulgado a partir do dia 9 de janeiro de 2020. A matrícula deverá ser efetiva entre os dias 14 e 15 de janeiro de 2020, sendo que cada vestibulando deverá comparecer a uma das sedes da UFRJ, em conformidade com o curso do vestibular que prestou nos seguintes municípios do Estado: cidade de Angra dos Reis; cidade de Belford Roxo; cidade de Campo Grande; cidade de Duque de Caxias; cidade de Itaperuna; cidade de Macaé; cidade de Nova Iguaçu; cidade de Paracambi; cidade de Piraí; cidade de Resende; cidade de São Gonçalo; cidade de Três Rios e na cidade de Volta Redonda.

Esse tipo de graduação em línguas, promovida pela UFRJ, é ministrada por meio da chamada modalidade à distância no sentido de se facilitar a vida dos acadêmicos, e garantir aos egressos o mesmo tipo de certificados que lhes seriam conferidos em caso de aulas presenciais.

Qual a estrutura dos cursos:

Serão aulas ministradas por meio de material didático provido pela própria instituição, elaborado de modo especial para esse tipo de ensino, EAD, abrangendo alguns papéis avulsos e impressos; as vídeoaulas e demais recursos atuais oriundos de setor de Multi Meios.

Outra estrutura fundamental desse projeto, em termos de material didático, está disponibilização de um novo sistema de apoio em aprendizagem, o qual está fundamentado e dois tipos de tutorial: o presencial, que conduz o estudante desde os períodos iniciais para encontros semanais, com duração de até duas horas, dentro de cada sede em que se estuda.

A modalidade a distância, na qual cada acadêmico terá acesso aos conteúdos por meio da plataforma Cederj. Todo o processo de avaliação será efetuado em cada unidade, regional, sendo o mesmo tipo de critério que afere o desempenho de cada estudante em cursos presenciais nas universidades.

Para mais informações acesse o site: https://ufrj.br/noticia/2019/09/24/ufrj-abre-1150-vagas-em-cursos-de-graduacao-distancia.

Por Paulo Henrique dos Santos

Cursos EaD

Deixe o seu comentário