Cursos de Mestrado e Doutorado abertos na UFMG


A Universidade Federal de Minas Gerais está com inscrições abertas, até o dia 28 de novembro de 2014, para seleção de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado nas seguintes áreas: Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Existe uma lista de requisitos para inscrição, detalhada no item II do edital (www.qui.ufmg.br), que deve ser apresentada na Secretaria do Programa, tais como:


– formulário de inscrição acompanhado de 1 foto 3×4;

– 2 cópias de diploma de graduação em Química ou área afim, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido;

– 2 cópias do histórico escolar do curso de graduação, para o candidato ao mestrado;



– 4 cópias do histórico escolar do curso de graduação para o candidato ao doutorado;

– "curriculum vitae", observadas as exigências do edital;

– para o candidato brasileiro, 2 cópias de documento que comprovem estar em dia com as obrigações militares.

– para candidato estrangeiro, documentos exigidos pela legislação específica;

– ao candidato ao doutorado é exigido também programas completos oficiais, com carga horária, ementas e bibliografias, das disciplinas cursadas na Pós-Graduação, quando houver; e ainda, 3 cópias do plano de pesquisa, com o máximo de 10 laudas, incluída a folha de rosto. Devem ser observadas as normas para tal, constantes no item II do edital.

Oito professores vão compor a comissão de seleção para o Mestrado e oito professores do Departamento de Química vão compor a comissão de seleção para o Doutorado. Seus nomes serão divulgados até 48 horas antes do processo seletivo.

A seleção para o Mestrado será constituída de uma prova escrita de conteúdos específicos, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 4 horas. A prova será realizada no dia 16/12/2014. O local e horário estão previstos no edital.

Já a seleção para o Doutorado, a seleção será realizada em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, no período de 15 a 19 de dezembro de 2014. Os detalhes poderão ser lidos no edital

Serão avaliados os resultados das análises do curriculum vitae e histórico escolar; do Projeto de Pesquisa; e da prova escrita.

Os resultados finais serão divulgados no dia 19 de janeiro de 2015, a partir das 14h, na Secretaria do Programa e no site www.qui.ufmg.br/posgraduacao.

Finalizando, só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem a todas as exigências do Edital, por isso sua leitura é absolutamente necessária.

Por Vânia Rose dos Santos

Deixe o seu comentário