Cursos de Música no Projeto Guri em SP

Categorias: Cursos - Música - São Paulo

Projeto Guri oferta vagas em diversos cursos de música. Confira.

Antes de convidar o leitor a conhecer o recente curso de música do Projeto Guri é interessante contar um pouco da história desse programa sociocultural, considerado o maior programa dessa natureza no território brasileiro.



Em 1995, um conjunto de 180 crianças e adolescentes estrearam o Projeto Guri em uma surpreendente apresentação, a qual incluía em seu repertório nada menos que, Bach, Beethoven e Ravel. Este grupo de jovens, primeira geração do projeto, começou a receber as primeiras noções elementares de música na Oficina Mazzaropi – hoje Polo Amácio Mazzaropi. O Projeto Guri é Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela organização social de cultura de título, Amigos do Guri, que a partir do ano de 2004, tornou-se responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo. A organização Amigos do Guri tem parceria com prefeituras, empresas, pessoas físicas e organizações sociais.

A importância desse projeto é de ser um grande suplemento na educação de crianças e jovens. Em São Paulo, durante mais de vinte anos, foram mais de 600 mil crianças e jovens atendidos entre o interior e o litoral, promovendo formação musical sólida que pode garantir maior eficiência na inteligência, imaginação e concentração dos alunos, além de ampliar suas possibilidades profissionais.

A importância do Projeto Guri atrai interesse de outras instituições cujos investimentos, nesse sentido, têm apoio fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).



Podem participar do Projeto Guri crianças e jovens entre 6 e 18 anos. Os cursos se dão em horários que não afetem o compromisso com a escola, ou seja, em contra turnos escolares, nos quais os alunos participam de cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão.

A Secretaria do Estado regulamenta as gestões compartilhadas entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Ou seja, essas parcerias são legais e têm por finalidade promover benefícios sociais que visam ao futuro da educação e da cultura no Brasil.

A música é um importante meio de expressão, de desenvolvimento intelectual e precisa ser estimado e elevado em seus padrões essenciais.

A música clássica é tradicional e oferece estruturas sonoras arquitetônicas que organizam positivamente o interior do ser humano. Essa é a razão por que o Projeto Guri alista crianças e jovens, já que estes estão em formação. Portanto, a prática coletiva da música é, também, um meio de organização social, em que todos cooperam juntos para que determinada finalidade seja atingida.

O Projeto Guri pode ser acessado de modo geral por ser oferecido gratuitamente, porém, sua finalidade precípua é alcançar a massa da população mais carente, ou seja, em situação de vulnerabilidade econômica e social. Essa é a intenção da organização Amigos do Guri, pois que sua atuação no projeto desenvolve políticas e práticas com foco na inclusão e na atração e manutenção dos alunos.

O estado cultural e social atualmente inspira cuidados, principalmente com a recente geração, exposta a todo tipo de perigo e violência resultante de degradação cultural. Portanto, o Projeto Guri abriu novas inscrições, para cursos de música, cujo prazo se estende até o dia 15 de agosto, nos polos da região de Bauru e Marília, em São Paulo, pois o curso terá início no segundo semestre de 2017.

São 12 mil vagas ou mais, compartilhadas em 280 polos por todo o Estado. São essas regiões: Centro-Oeste Paulista em Assis, Bastos, Bauru, Cândido Mota, Echaporã, Herculândia, Ibirarema, Lins, Maracaí, Lençóis Paulista, Botucatu, Ourinhos, Palmital, Promissão, Quatá, Sabino, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã e Vera Cruz, além de outras cidades. Aos interessados compete comparecer a umas das sedes, em sua cidade, juntamente de documento RG ou certidão de nascimento, original anexado à cópia e acompanhado por um dos pais ou responsável. Não há necessidade experiência ou conhecimento prévio sobre música, ou possuir instrumento, não há realização de testes seletivos.

O início das aulas se dá conforme a data de matrícula de cada aluno. Para mais informações consultar o site do Projeto Guri, www.projetoguri.org.br.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment



  1. Boa tarde tenho 39 anos, tem algum lugar em São Paulo, esse projeto guri pra maiores d idade



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *