Cursos de Pós-Graduação Abertos na UFPB em 2018


UFPB oferta vagas em cursos de pós-graduação e mestrado. Saiba como fazer a sua inscrição.

Todo profissional bem-sucedido em sua área sabe que para se obter sucesso é necessário uma boa formação. Contudo, não basta possuir somente um diploma de nível superior, pois o mercado de trabalho a cada dia tem buscado por profissionais altamente capacitados, o que torna os cursos de pós-graduação muito importantes nesse processo de formação profissional. Diante disso, a Universidade Federal de Paraíba, UFPB, irá disponibilizar vagas para seu programa de mestrado. Se você possui interesse continue lendo este artigo e saiba de todas as informações.

Está prevista para os próximos dias a abertura das inscrições para processos seletivos de cursos de mestrado da UFPB. Segundo as informações da universidade serão disponibilizadas 10 vagas distribuídas em 4 cursos de mestrado e 1 curso de doutorado, além de bolsas para programa de estágio pós-doutoral.


Os interessados devem acessar novas informações no SIGAA que é Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.

As inscrições terão início nesta quarta-feira dia 04 do mês de julho e se encerram no dia 10 do mês de julho. Neste período poderão se inscrever candidatos para o mestrado na área de Ciências do Solo. Os candidatos deverão pagar uma taxa de participação no valor de R$ 85,93.

O mestrado em questão pode ser realizado seguindo duas linhas de pesquisa, sendo elas Solos, Nutrição de Plantas e Os Ciclos Biogeoquímicos. Os candidatos terão que realizar uma prova escrita de caráter eliminatório, depois passar por uma entrevista e ainda por análise de currículo.



Todas estas etapas irão acontecer no DSER, que é o Departamento de Solos e Engenharia Rural do CCA (Centro de Ciências Agrárias), localizado no campus II da Universidade Federal da Paraíba, no município de Areia.

Neste mesmo campus será realizada a Pós-Graduação na área de Biodiversidade, de modo que serão oferecidas 15 vagas destinadas a graduados em Ecologia, Ciências Biológicas, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal, Geografia, Ciências Ambientais e áreas afins. Os candidatos realizarão uma prova escrita de caráter eliminatório, depois uma prova de inglês, avaliação de currículo e por último defesa de anteprojeto e de dissertação.

Já o mestrado em Engenharia Mecânica será realizado em João Pessoa, no campus I. Para este curso serão disponibilizadas 15 vagas. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 6 e 10 do mês de julho. O processo seletivo se dará por meio de análise de currículo e de histórico escolar.

No dia 30 do mês de julho serão abertas as inscrições para o mestrado na área de Ciência Política e Relações Internacionais. Para este curso serão disponibilizadas 30 vagas. O curso será ministrado no campus-sede da Universidade. Os candidatos terão que realizar uma prova escrita de caráter eliminatório, que está prevista para o dia 27 do mês de agosto. Já na segunda etapa, também de caráter eliminatório, os classificados terão que defender um projeto de pesquisa e devem entregar sua documentação para que o currículo seja avaliado, o que deve acontecer no início do mês de setembro.

Quem busca por uma vaga em mestrado de Educação Física poderá participar do PAPGEF, que é o Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física que pertence a UPE (Universidade de Pernambuco) em parceria com da UFPB.

Os candidatos ao curso de doutorado poderão realizá-lo na modalidade fluxo contínuo, em que haverá duas avaliações durante o ano.

O processo seletivo para este doutorado será realizado em três fases sendo elas a avaliação de um projeto de pesquisa, entrevista e análise de currículo.

Nesse sentido, se você busca por uma formação completa que aumente as suas chances no mercado de trabalho, não deixe de acessar o site da UFPB e conferir os editais dos cursos de mestrado e doutorado que serão oferecidos pela instituição.

Por Sirlene Montes

Deixe o seu comentário