Cursos de Qualificação Profissional no Projeto OportunidadES em 2018


Serão ofertadas 80 mil vagas em vários cursos de Qualificação Profissional no Projeto OportunidadES em 2018.

Estamos vivendo um momento muito difícil para a economia brasileira. Afinal, desde o ano passado uma forte crise se instalou no país, levando milhares de brasileiros ao desemprego. Diante deste quadro as poucas vagas de trabalho disponíveis no mercado acabam sendo muito disputadas e acabam sendo ocupadas por aqueles candidatos mais qualificados.

E por falar em qualificação profissional, o Projeto OportunidadES vai oferecer para o ano de 2018 o equivalente a 80 mil vagas em vários cursos. O que com certeza irá beneficiar muitas pessoas que gostariam de realizar um curso que lhes dê uma formação de qualidade que aumente as chances de empregabilidade.


Deste total de oportunidades, 30 mil serão destinadas para cursos na modalidade presencial, enquanto as restantes 50 mil são para cursos na modalidade a distância.

Como já é sabido pelos conhecedores do projeto, os cursos são inteiramente gratuitos e desenvolvidos para a população em geral, principalmente aqueles de baixa renda que não possuem condições para arcar com gastos de cursos dessa modalidade.

Vandinho Leite, que é o Secretário de Estado da Ciência, de Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, a conhecida Secti, informou que o quantitativo de vagas oferecidos para o ano de 2018 é baseado no quantitativo de cursos que foram realizados neste ano, que se somam em cerca de 70 mil vagas em cursos de qualificação eu o projeto disponibilizou, superando a meta que era a oferta anula de 40 mil vagas.



Assim, o secretário informa que as vagas serão disponibilizadas aos poucos e os cursos serão realizados ao longo do ano que se aproxima. A estimativa inicial é que os editais de abertura dos primeiros cursos serão publicados a partir do dia 15 do mês de janeiro, sendo que a previsão inicial é de que as aulas tenham início a partir do dia 30 deste mesmo mês.

Desse modo, nos primeiros meses de 2018 a expectativa é de que 20 mil vagas já sejam oferecidas. Além disso, está sendo planejada a oferta de cursos novos, cujo mercado esteja mais à procura de profissionais qualificados.

Segundo as palavras do secretário, o OportunidadES é considerado na atualidade o maior projeto no segmento de qualificação profissional de qualidade do Estado.

O projeto disponibiliza mais de 100 cursos em diversas áreas de conhecimento, como Moda e Beleza, Serviços, Gastronomia, Saúde e Negócios Digitais. Áreas com maiores chances de empregabilidade no estado, uma vez que são setores que têm se desenvolvido muito.

Além disso, na escolha dos cursos também pesou o fato de que sejam áreas em que os alunos possam abrir seus próprios negócios, se tornando novos empreendedores com chances de desenvolvimento.

Geralmente, os cursos na modalidade presencial possuem uma carga horária que vai de 40 a 60 horas, durando de um a três meses. Já os cursos que serão realizados a distancia possuem em geral o total de 80 horas. Tanto as aulas dos cursos presenciais quanto dos cursos online serão ministradas por profissionais experientes que atualmente atuam como professores no CEET, que é o Centro Estadual de Educação Técnica de Vasco Coutinho.

Para o ano de 2018 espera-se que o projeto conte com mais novidades, para que os cursos sejam ainda mais enriquecidos e os alunos melhor capacitados.

Podem se inscrever para realizar um dos cursos pessoas com idade mínima de 16 anos e que sejam moradores do município e também do bairro em que o curso pretendido será oferecido.

O Projeto OportunidadES é sem dúvidas um projeto que já fez a diferença na vida de mais de 60 mil pessoas. Somente na Grande Vitória 47 bairros e seus habitantes foram beneficiados com vários cursos.

Os profissionais que possuem alguma qualificação possuem muito mais chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho, o que é muito importante para a economia dessas pessoas que contam com poucas oportunidades de crescimento profissional, principalmente em tempos de crise como este que o país vem enfrentando, em que o número de desempregados é muito alto.

Por Sirlene Montes

Deixe o seu comentário