Cursos do Pronatec em Belo Horizonte (MG) 2017



Há vagas para cursos de qualificação profissional e técnicos oferecidos pelo Pronatec na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Para quem mora em Belo Horizonte e cidades próximas deve ficar bastante atento para a abertura de vagas neste ano de 2017 para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) nos próximos dias. Apesar de não terem sido divulgadas as novas datas, os interessados devem ficar bastante atentos caso queiram concorrer a umas das várias vagas para os diversos cursos que deverão ser ofertados.

O PRONATEC, criado em 2011, pelo governo federal, possui como objetivo proporcionar ao aluno, recém-saído do ensino médio, a possibilidade de aprender e se qualificar tecnicamente para uma profissão e assim possibilitar em um curto espaço de tempo, ingressar cada vez mais rápido no mercado de trabalho. Os cursos são gratuitos e sem nenhum custo para o aluno. No total, mais de 8 milhões já passaram pelos cursos e seguem qualificados para conseguirem um bom emprego.



Para os estudantes e demais habitantes de Belo Horizonte, as vagas destinadas ao programa deverão ser distribuídas nas seguintes áreas técnicas: Administração, Automação Industrial, Elétrica, Eletrotécnica, Manutenção de Automóveis, Mecânica e Metal Mecânica, Moda, Programação de Computadores e de Redes de Sistemas, Multimídia, Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho e Tornearia Mecânica.

Neste ano, deverão ser, ao todo, cerca de 650 cursos para a qualificação profissional e mais de 200 cursos de natureza técnica.



Além dos estudantes, poderão participar outras categorias tais como pessoas que estão fora do mercado de trabalho e que estão buscando uma qualificação profissional para se inserirem novamente em tal ambiente. Além das escolas, outras instituições como o SENAI, SENAC, SENAT e SENAR, além das instituições de ensino técnico mantidas pelo governo federal, estarão recebendo novos alunos para o programa.

Para participar, os futuros candidatos devem, no entanto, preencher alguns requisitos para serem incluídos. São eles: para alunos, estarem cursando o ensino médio nas escolas da rede pública do estado, que estejam incluídos no Bolsa Formação do PRONATEC, alunos cujas famílias sejam beneficiárias do Bolsa Família, portadores de deficiências, participantes de grupo sociais como os indígenas, os quilombolas, agricultores, pescadores, aquicultores, trabalhadores autônomos e aqueles jovens que estejam em cumprimento de algum tipo de medida socioeducativa.

Para mais informações, os interessados podem consultar o seguinte endereço: http://pronatec2017.pro.br/pronatec-2017-inscricoes-cursos-e-vagas/ e procurar as instituições públicas de ensino de Belo Horizonte para saber se as matrículas já estão abertas.

Por Emmanoel Gomes

Deixe o seu comentário