Cursos EAD – Vantagens e Desvantagens


Confira aqui as principais vantagens e desvantagens dos Cursos a Distância.

Com a democratização da internet, sobretudo com o avanço de conexões de boa qualidade para um grande número de cidades, a Educação a Distância (EaD) se tornou uma realidade para milhões de brasileiros. Afinal, mais do que nos divertir com episódios da nossa série favorita, entreter com memes e nos colocar em contato com os amigos através de aplicativos de redes sociais, a internet oferece uma enorme variedade de possibilidades para obter conhecimento.

Nesse ambiente, a Educação a Distância tem sido uma importante opção de formação. Os cursos de graduação em EaD, por exemplo, se multiplicaram destacadamente nos últimos anos. Mesmo universidades tradicionais já ofertam disciplinas, especializações e cursos de verão nessa modalidade.


Outra opção para obter conhecimento através de ensino a distância são os cursos rápidos. Eles proporcionam ao estudante, graduando ou já inserido no mercado de trabalho, um importante complemento para sua formação. A concorrência no mercado e mesmo dentro das empresas, na disputa por promoções, tornam fundamental que o profissional se qualifique.

Numa disputa por um cargo de confiança, ou mesmo para definir uma promoção, a familiarização com determinada área poderá ser o diferencial no currículo daquele que será escolhido. Para isso, os cursos de EaD podem ser uma opção importante para você se destacar. Muitas vezes são cursos rápidos, com uma carga horária que costuma variar entre 15 e 60 horas. Além disso, ao poder realizar o curso em seu computador, smartphone ou tablet, você ganhará uma formação sem precisar perder tempo com o deslocamento. Pelo contrário: aqueles com internet móvel e longos deslocamentos no transporte coletivo poderão aproveitar o momento ocioso para se qualificar.

E não é só para o trabalhador de empresas privadas que a Educação a Distância é uma boa opção. Servidores públicos também podem recorrer aos cursos de EaD para aumentar seu conhecimento em assuntos de interesse de seu trabalho. Afinal, muitas carreiras do serviço público utilizam critérios para a progressão do servidor que dão pontos àqueles que apresentem certificados de cursos.



Mas como nem tudo são flores, não basta se inscrever em um curso de Educação a Distância e ficar aguardando o certificado chegar. É necessário que o estudante se dedique para aproveitar ao máximo a formação. Por isso, seguem abaixo algumas dicas para você tirar o melhor proveito de um curso de EaD:

– Organização: é importante ser organizado. Siga uma rotina, estabeleça metas e não fuja de seu cronograma. Há vários aplicativos que poderão ajudá-lo a se organizar. E mesmo uma clássica planilha de Excel poderá ser o mapa para o seu sucesso no curso.

– Disciplina: tudo que envolve internet tem distrações a um clique. Não se deixe levar pela tentação de abrir uma rede social, ler um site de notícias ou assistir um vídeo de humor! Quanto mais foco você tiver, mais aprenderá e menos tempo gastará no curso de EaD.

– Acesse conteúdos complementares: um curso à distância costuma ter o material básico e sugestão de conteúdos complementares, como textos, vídeos e atividades. Não se limite ao básico. Sua apreensão do conhecimento será mais completa se você acessar outros conteúdos.

– Participe dos fóruns: cursos de EaD disponibilizam, através de fóruns, um espaço para a troca de saberes, compartilhamento de questões e soluções de dúvidas. Participe desses espaços. Não deixe de fazer perguntas se sentir que não aprendeu algo completamente.

– Procure os cursos certos: há uma vasta opção de cursos online em que você poderá se matricular, desde formações sobre matemática financeira a técnicas de plantio de bonsais. Se você for uma pessoa curiosa, se sentirá tentado a se matricular em todos eles. Caso tenha tempo para isso, ótimo, conhecimento é sempre bem-vindo. Mas como o tempo costuma ser curto para muitos de nós, é importante pensar na sua estratégia profissional na escolha do seu curso. Procure uma formação que lhe dará destaque na sua empresa, ou algo que será importante aos cargos que lhe interessam.

Por Luís Fernando Santos

Deixe o seu comentário