Senai oferta cursos gratuitos profissionalizantes em diversas áreas. Confira.

O Senai proporciona estudo profissionalizante de qualidade, em nível médio e técnico, por isso é muito bem conceituado entre os contratadores. Alunos do Senai costumam sair do curso contratados, sendo que existem feiras que promovem essas contratações. O Senai oferece ensino prático, através de oficinas e laboratório, proporcionando sempre que seus alunos se mantenham atualizados e ativos nas mais diversas áreas do conhecimento dos cursos ofertados pela instituição.

Cursos gratuitos:

Nem todas as pessoas têm acesso ao ensino de qualidade, portanto ficam sem oportunidades de se especializar e como consequência, não conseguem se situar de forma satisfatória no mercado de trabalho. Pensando nisso, o Senai oferece cursos gratuitos para os estudantes.



Confira a lista de cursos gratuitos que o Senai oferece, retirada do site oficial da Instituição:

  • Mecânica automotiva: noções básicas de mecânica automotiva;
  • Construção civil: desenho arquitetônico;
  • Energia: consumo consciente de energia;
  • Gestão e planejamento: empreendedorismo, finanças pessoais, fundamentos de logística e propriedade intelectual;
  • Meio ambiente e controle ambiental: educação ambiental;
  • Metalmecânica e mecânica: metrologia;
  • Saúde e segurança no trabalho: legislação trabalhista, segurança no trabalho;
  • Tecnologia da Informação e informática: lógica de programação e tecnologia da informação e comunicação.

Os cursos são divididos por áreas do conhecimento e são chamados transversais, pois são sobre temas complementares, de acordo com a área do candidato, pode-se escolher qual curso agregará mais valor à sua formação. Os cursos são para fim de especialização, inserção num mercado ou mesmo reciclagem.



Os pré-requisitos são diferenciados para cada curso, alguns têm idade mínima de 14 anos, outros de 16. A escolaridade mínima é de sexta série do ensino fundamental completo, na maioria dos cursos, porém nenhum dos cursos pede nenhum grau avançado, portanto todas as oportunidades de ingresso nos cursos é extremamente acessível.

No site oficial, indo na aba de cursos gratuitos, é possível visualizar mais informações sobre o curso específico de sua predileção, tais como data de início e término, modelo do curso (se é presencial ou à distância, por exemplo) e também a grade de disciplinas que serão abordadas.

Todos os cursos citados têm duração de 14 horas e diploma.

Por Carolina De Marco Brandenbergher

Deixe o seu comentário