Cursos na área de Artes no Senac


O Senac oferta cursos livres na área de Artes. Atualmente está aberto o de Tratamento de Imagem Digital na formação de Fotógrafos. Confira mais informações.

Todos os anos são abertos novos cursos pelo Senac, os quais abrangem áreas diversas. Dentro da categoria Cursos Livres estão os programas profissionalizantes na área de Artes. Este ano o único curso aberto nesse setor é o Tratamento de Imagem Digital na formação de Fotógrafos.

Estudantes e profissionais nesse ramo poderão aproveitar essa oportunidade. Atualmente, o ramo de fotografia está entre os mais requisitados, dado que a tecnologia de câmeras avançou muito e as técnicas de captura de imagens de todos os tipos se tornaram complexas.


Em todas as artes prevalece uma espécie de diálogo criativo, em que dois artistas produzem um resultado. No cinema, por exemplo, o resultado final é a complementação da ação do diretor em conjunto com a do montador.

No ramo da fotografia não é diferente. A arte do fotógrafo será sempre complementada pelo profissional que trata as imagens. Muitas vezes o artista, nesse caso, o fotógrafo, pode atuar nessas duas áreas complementares e resumir em si um grande e eficiente trabalho. E essa formação completa pode ser proporcionada pelo Senac.

Sobre o curso, seguem as informações:

Está estruturado em carga horária de 20 horas. O diploma de formação será conferido a todo aluno que conquistar um aproveitamento mínimo de 70% em todo o curso, de acordo com a avaliação final.



Esse programa profissionalizante se dará em um período de até um mês (ou 30 dias), computados desde o primeiro dia de aula. Embora pareça um período curto, trata-se de educação profissional voltada às pessoas já experientes.

Sobre os requisitos essenciais:

Estar em idade mínima de 15 anos; a escolaridade mínima é de, pelo menos, certificado de ensino fundamental.

Sobre os requisitos de tipo técnicos, seguem as informações:

É necessário possuir computador que contenha o chamado software para tratamento de imagens. Este programa profissionalizante será ministrado por meio desse mesmo programa, que opera em tratamento das imagens via instalação do software Adobe Photoshop e do software Lightroom.

Outros requisitos incluem:

Possuir experiência e conhecimentos básicos na navegação em internet; possuir ou ter constante acesso a algum PC, ou notebook, trabalhando via internet banda larga.

Outras exigências básicas:

Sobre a configuração que o computador precisa ter, no mínimo, seguem os dados:

Instalação do Sistema Operacional em Windows tipo 7, 8 ou tipo 10; o sistema Linux; o sistema Mac OS X. Trabalhar por meio do chamado processador tipo Dual Core 1.5 GHz ou um programa superior a este; trabalhar por meio de capacidade de Memória RAM em, pelo menos, 2GB ou mais.

Outros itens necessários, em termos de programas:

Neste caso, os Browsers, ou Navegadores: de preferência o Firefox 10 ou outro que vá além. Trabalhar por meio do Chrome já atualizado, ou por meio do Safari, também atualizado. Pode ser, também, o Internet Explorer.

Ainda no quesito Browser: trabalhar por meio da alternativa JavaScript, devidamente habilitado. Os cookies deverão ser habilitados, também.

A capacidade de resolução de monitor deverá ser em 1024 por 728 ou mais.

A configuração de Tablets e (ou) de Smartphones, no mínimo, e dentro de Sistema Operacional, deve ser a iOS, tipo 10.3, para iPhone 5s, ou o sistema Android tipo 4.4, em tela Full HD.

Os modelos de Tablets devem ser perfeitamente compatíveis, tais como o Galaxy tab 3 ou o tipo iPad da quarta geração.

É exigido, também, o programa de leitor em PDF, que poderá ser o clássico Acrobat Reader ou o Foxit Reader. Possuir e-mail, é claro.

O programa vai ensinar o seguinte:

Os conceitos básicos sobre painéis e as funcionalidades dos mesmos; instrução sobre a importação e a exportação de dados de arquivos; como criar as coleções, efetuar os tratamentos de imagens e demais retoques; utilização dos filtros de buscas, cópias e mapas; como utilizar os Books, o slide show, a função de impressão e a galeria da web; as necessárias correções e demais retoques sobre as imagens e a aplicação dos efeitos em tratamento de fotos.

Tudo isso para proporcionar aos clientes o melhor produto. Mais informações no site: https://www.ead.senac.br/cursos-livres/tratamento-de-imagem-digital-para-fotografos.

Por Paulo Henrique dos Santos

Senac

Deixe o seu comentário