Cursos na área de Gestão de Riscos nas Atividades Rurais no Senar



Senar oferta cursos na modalidade EaD na área de Gestão de Riscos nas Atividades Rurais.

Para aqueles trabalhadores que exercem suas atividades no meio rural, o SENAR, através de seu Portal Online de Educação a Distância, está com matrículas abertas para seu curso em ambiente virtual sobre a gestão de riscos nas atividades rurais, bem como a ampliação do conhecimento sobre as normas elaboradas pelo Ministério do Trabalho sobre a segurança dos trabalhadores rurais no país.

Através de sua página na internet, o portal está oferecendo dois cursos que estão voltados para a área de segurança do trabalho no campo e a gestão de riscos ligados à atividade rural. Para quem tem interesse, as inscrições podem ser feitas diretamente na página do SENAR na internet. Para isto, basta acessar o endereço: http://ead.senar.org.br/cursos/gestao-de-riscos.



Confira aqui um pequeno resumo sobre o conteúdo programático que devera ser abordado por cada um deles. Para mais detalhes, os interessados podem acessar o link referente a cada um deles na página descrita acima.

Objetivo dos cursos ligados à gestão das atividades ligadas ao setor rural:



Os conteúdos abordados deverão ser predominantemente sobre a aplicação da Norma Regulamentadora 31, que trata de todos os aspectos ligados à questão da proteção dos trabalhadores do campo que são obrigados a manipular agrotóxicos para o controle de pragas e o manejo de máquinas agrícolas.

1 – Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Meio Rural

Este curso encontra-se em processo de formação de turma. A sua duração é de 30 dias e possui carga horária de 20 horas. Quem tiver interesse poderá deixar seu email cadastrado para que seja avisado da data de início do módulo. O conteúdo tratará basicamente de todos os aspectos ligados à promoção das condições adequadas para que haja a preservação dos aspectos ligados à saúde dos trabalhadores do campo, à preservação do meio ambiente e os riscos inerentes à atividade rural.

2 – Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas

Com duração de 30 dias e com carga horária de 20 horas, o curso aborda todas as questões relacionadas ao uso e manipulação de defensivos agrícolas por parte dos trabalhadores rurais em suas atividades no campo. Com base também na Norma Regulamentadora 31, o aluno deverá ser capaz de aplicar todas as condutas obrigatórias que disciplinam o uso de agrotóxicos, com a finalidade de garantir a preservação de sua própria saúde, assim como a proteção do meio ambiente com relação ao destes tipos de substâncias. Além disso, o participante deverá estar apto a ler e entender os rótulos dos principais produtos utilizados no país.

O curso ainda não tem data prevista para início e para quem fizer seu cadastro antecipado, há a opção de ser avisado quando o curso tiver com uma turma completa e a seu início previsto. É importante ressaltar que para os cursos ofertados, haverá a emissão de certificado de participação.

Por Emmanoel Gomes

Deixe o seu comentário