Cursos oferecidos pelo Projeto Guri – SP

Categorias: Cursos - Cursos gratuitos - Projeto Guri - São Paulo

Projeto Guri oferta diversos cursos gratuitos para crianças e adolescentes em seus polos localizados no litoral e interior paulista.

As inscrições para as vagas disponibilizadas pelo projeto Guri em seus polos de ensino localizados no litoral e interior paulista foram prorrogadas. Ao todo, são mais de 30 opções de cursos gratuitos que abrangem música para crianças e adolescentes que estejam com idades entre 6 e 18 anos incompletos. Os interessados pelas vagas terão até o dia 6 de março de 2020 para realizar suas inscrições de acordo com data e horário de atendimento estabelecido em cada unidade dos polos de ensino. Também será considerado como critério para o atendimento a ordem de chegada dos candidatos, deixando claro que o processo é todo presencial.



Os candidatos deverão se dirigir ao polo de ensino onde desejam estudar, acompanhado por seu responsável legal, com os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou RG, tanto o documento original quanto uma cópia simples;
  • Comprovante de matrícula escolar ou uma declaração de frequência escolar;
  • RG, original e uma cópia simples, do responsável legal;
  • Comprovante de endereço, que será utilizado para consulta.

Para se matricular nos cursos não é exigido dos inscritos prévio conhecimento, tão pouco possuir um instrumento musical. A realização de testes seletivos, a fim de medir possíveis habilidades, também é dispensada. O início das aulas dos matriculados ocorrerão de acordo com a data em que cada aluno realizar sua inscrição.

Detalhes sobre o Projeto Guri

O Projeto Guri é uma iniciativa pública mantida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, com oferta, nos períodos de contraturno escolar, cursos no segmento musical para crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos. O projeto atende, anualmente, mais de 50 mil alunos em seus mais de 300 polos distribuídos por 279 municípios do litoral e interior do estado. Juntamente com os polos da Fundação Casa, as unidades de atendimento do Projeto Guri são administradas pela Sustenidos, organização não governamental no segmento cultural.



A administração dos polos educacionais localizados na grande São Paulo e na capital do estado são administrados por outra instituição. A gestão compartilhada realizada no Projeto Guri tem como objetivo o atendimento de uma resolução da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que é a responsável por regulamentar as parcerias entre o governo do estado e as pessoas jurídicas de direito privado em ações relacionadas ao segmento cultural. Ao contabilizarmos o atendimento realizado pelo Projeto desde sua fundação em 1995, mais de 770 mil jovens já realizaram os cursos oferecidos em todos os centros educacionais.

Centros de educação musical

Atualmente, o Projeto Guri atende aos seus jovens alunos através de centros musicais localizados nas regiões de Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba, além da presença no litoral paulista e na capital do estado, contando como apoio da estrutura da Fundação Casa, importante parceiro do projeto.

Cursos oferecidos pelo projeto

Dentre os cursos oferecidos pelo Projeto Guri os jovens poderão optar por canto coral, bandolim, cavaco, contrabaixo elétrico, guitarra, viola caipira, violão, rabeca, viola, violino, violoncelo, iniciação musical, luteria, percussão e bateria, clarinete, flauta transversal, oboé, saxofone, eufônio, trombone, trompa, trompete, tuba, acordeon e teclado / piano.

Como se pode observar, o projeto Guri é uma excelente oportunidade de aprendizado musical e absorção de conhecimento para os jovens que demonstram aptidão ou sentimento pela música. Através desta iniciativa pública é possível estimular e direcionar jovens do estado para uma atividade que pode ser tornar uma profissão para muitos deles. Ao disponibilizar vagas gratuitas a Sustenidos, juntamente com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado oferecem aos jovens a oportunidade de trilhar caminhos que lhes permitam trazer à tona grandes talentos além do convívio com diferentes estilos musicais.

Por Luis Fernando Bernardo



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *