Cursos Profissionalizantes e Técnicos na Fundação Paulistana de Educação


Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura oferta 810 vagas em cursos profissionalizantes e técnicos nas disciplinas de administração, na área de atendimento, no ramo de vendas e no setor de manutenção.

No Estado de São Paulo novos cursos profissionalizantes estão sendo disponibilizados para o público. Na Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, que é uma instituição atrelada ao departamento de Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo, localizada na Prefeitura de São Paulo, foi lançada entre os dias 16 e 17 de novembro a abertura das inscrições destinadas a preencher as 810 vagas disponíveis para os cursos profissionalizantes e técnicos nas disciplinas de administração, na área de atendimento, no ramo de vendas e no setor de manutenção.

A condição necessária para poder realizar a inscrição é ter no mínimo 18 anos de idade, além de escolaridade, ou seja, estar matriculado em alguma instituição de ensino, com registro de frequência nas aulas.


Estes cursos estão sendo providenciados por meio da recente comunhão legal de incentivo ao profissionalismo, registrada em um acordo entre duas instituições: a Fundação e o Centro Organizacional de Acompanhamento Humano, Coach, no sentido de oferecer a todos os cidadãos do município diversos cursos que proporcionam formação técnica e profissionalizante, na grande metrópole de São Paulo.

Esta nova estrutura de união entre as duas entidades visa disponibilizar aos estudantes e jovens maiores chances de participação no mercado de trabalho nacional, como também na capacitação dos mesmos para que possam contribuir na renda doméstica e na intensificação de suas habilidades e suas competências para assumirem bons empregos.

São nove cursos no total, cuja carga horária está programada para ser ministrada em 160 horas, realizada em períodos divididos entre a parte da manhã, da tarde e da noite. As aulas iniciam a partir do dia 21 deste mesmo mês de novembro, cuja finalização está programada para o dia 23 de janeiro do ano de 2018, sendo que haverá um recesso, devido às datas festivas, entre os dias 23 de dezembro e 7 de janeiro.



Assim, recapitulando as dados, para ser possível cursar este programa é preciso ter no mínimo 18 anos de idade e estar matriculado em instituição de ensino, com frequência escolar comprovada. Outra informação importante é a de que os interessados deverão realizar as inscrições nas datas estipuladas e nos locais indicados, munidos de toda a documentação obrigatória.

Sobre a documentação necessária para a realização da matrícula segue a seguinte relação: uma cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física); uma cópia do RG (Registro Geral); uma foto 3×4; uma cópia de comprovante de residência; uma cópia da carteira de trabalho, não obrigatória, só para quem possuir; e cópia do PIS, não obrigatória, apenas para quem possuir. Os horários estabelecidos para a realização das inscrições serão das 9h às 17h nos seguintes endereços:

Para os Cursos de Assistente Administrativo e de Atendimento e Recepção as inscrições podem se realizadas no Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, o CATE de Pirituba.

Para o Curso de Ajudante de Cozinha as inscrições devem ser realizadas no Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, o CATE, na Lapa.

Para os cursos de Operador de Caixa, Curso de Técnica de Vendas e Curso de Assistente Administrativo as inscrições podem ser realizadas no Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, o CATE do CIC.

Para os cursos de Garçom, de Manutenção de Informática e de Mecânica de Refrigeração, as inscrições devem ser realizadas na Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó.

Para o curso de Operador de Editoração Eletrônica, as inscrições podem ser realizadas na Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti.

Trata-se de uma série de cursos de alta qualidade que visam garantir o progresso econômico, cultural e, sobretudo, pessoal da geração atual de jovens estudantes.

Por Paulo Henrique dos Santos

Deixe o seu comentário