Cursos profissionalizantes são opções para desempregados


Com a crise econômica pela qual o Brasil está passando, os cursos profissionalizantes são ótimas alternativas para os profissionais desempregados se qualificarem.

A crise econômica que o Brasil enfrenta afetou de maneira direta o número de vagas disponíveis no mercado de trabalho. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, no último ano, foram fechados 233 mil postos de trabalho apenas no estado de São Paulo.

Mesmo com esse cenário de mercado desaquecido, quem está desempregado continua com a esperança de conseguir uma oportunidade.  Para espaçar da crise e conquistar o tão sonhado emprego, os cursos de qualificação são uma alternativa, principalmente para ser mão de obra qualificada quando as empresas abrirem novas vagas.


De acordo com Dimas Facioli, consultor de Recursos Humanos, a dica para quem está enfrentando essa situação é escolher cursos profissionalizantes. Facioli afirma que esses cursos são considerados o caminho mais fácil para conseguir exercer uma atividade que dê retorno financeiro, mas é importante avaliar se o curso em questão se relaciona com a demanda do mercado e se é algo que pode ser aplicado de imediato.

Os cursos profissionalizantes não resolvem todos os problemas. Como em qualquer profissão, para conseguir um emprego é necessário se destacar, tanto que algumas escolas encaminham os currículos dos melhores alunos para as empresas. A dica é associar aquilo que você gosta de fazer com o que o mercado está contratando. Mesmo que você já tenha experiência em determinado setor, pode ser a hora de olhar com atenção para os mercados que mais contratam.

A cada dia que passa o número de pessoas que busca qualificação profissional aumenta, pois é a chance de se profissionalizar. Nos últimos dois anos, as duas maiores escolas profissionalizantes de São Paulo tiveram uma alta na quantidade de matrículas: no Senac foi de 16% e no Senai 6%. A busca é por cursos nas áreas de contabilidade, finanças, indústria, beleza, vendas, gestão de pessoas e administração. Os cursos são uma maneira de aproveitar o tempo livre.



Por Jéssica Posenato

Deixe o seu comentário