Cursos Técnicos e Superiores Gratuitos no IFRS


IFRS oferta 1.295 vagas em diversos cursos técnicos e superiores. Confira como concorrer a uma vaga.

Para quem sempre quis fazer um curso técnico ou superior, mas nunca teve grana para pagar, pode continuar lendo esse artigo até o final para que o sonho se torne realidade. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (IFRS) está recebendo inscrições para o preenchimento de 1.295 vagas em cursos técnicos e superiores totalmente gratuitos.

Essa é uma excelente chance para quem deseja se formar em alguma área e não teve condições financeiras ou tempo para se dedicar.


As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de maio através do site http://ingresso.ifrs.edu.br. O valor da taxa de inscrição para cursos técnicos é de R$ 35,00 e para cursos de graduação é de R$ 50,00. Para os alunos pertencentes à família de baixa renda, podem solicitar isenção da taxa até o dia 19 de abril, impreterivelmente. Para isso, devem estar devidamente cadastrados no programa CadÚnico do governo federal.

As vagas destinam-se as cidades de Alvorada, Bento Gonçalves, Erechim, Feliz, Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão.

Do total de vagas, 928 são destinadas aos cursos técnicos subsequentes e a exigência é que o aluno tenha concluído o ensino médio. As outras 367 são reservadas para ensino superior para quem também já concluiu o ensino médio.



As provas serão realizadas no dia 04 de junho e caso o candidato queria, o mesmo poderá usar a nota do Enem ao invés do fazer as provas convencionais.

As aulas terão início no segundo semestre de 2017, provavelmente na primeira semana do mês de agosto.

Todas as demais informações sobre os cursos, endereços dos campus e das vagas podem ser vistas nesse link http://ingresso.ifrs.edu.br/2017-2. Recomenda-se que o interessado não deixe para a última hora para fazer inscrição, pois a expectativa é que a procura seja grande.

A IRFS tem como missão oferecer um ensino de qualidade e por isso tem professores altamente gabaritados para uma excelente capacitação profissional de seus alunos, que já saem prontos para enfrentar os diversos desafios do mercado de trabalho.

Boa sorte a todos nessa caminhada rumo ao sucesso profissional.

Por Rodrigo Souza de Jesus

Deixe o seu comentário