Cursos técnicos estão em alta no mercado de trabalho



O curso técnico nos dias de hoje é um dos grandes atrativos para quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Na grande maioria, eles levam o aluno diretamente à prática e oferecem grandes oportunidades.

Antigamente, considerava-se que curso técnico era o Plano B para aqueles candidatos que não conseguiam ser aprovados no vestibular. No entanto, essa formação tem preenchido várias demandas que o mercado de trabalho criou. Grande parte dos estados brasileiros opta por contratar um candidato que tenha o curso, uma vez que o futuro colaborador já terá a prática pedida pela empresa.



No entanto, para conseguir fazer um curso técnico é necessário passar por um processo seletivo, uma vez que as vagas são limitadas. Mas a avaliação nesse primeiro momento não é difícil, basta um pouco de conhecimento nas disciplinas básicas que já será possível conseguir aprovação. Em seguida, o curso levará o aluno a conhecer a valorização dos técnicos e a demanda que o crescimento da economia tem proporcionado.

No Brasil, existem milhares de cursos técnicos gratuitos e a cada ano, a oferta de trabalho tem aumentado para esses estudantes. Muitos deles optam por fazê-lo devido à rapidez com que acessam a profissão, enquanto a maioria das graduações dura aproximadamente quatro anos. Isso pode ajudar os estudantes indecisos que concluíram o ensino médio, pois o curso técnico é mais focado que as graduações.



Cabe lembrar que o candidato poderá concluir o curso técnico e entrar na faculdade. Isso será um diferencial, haja vista que o mercado seleciona os estudantes que se encontram mais especializados. 

O governo federal tem incentivado estudantes a participarem do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi criado para suprir a demanda em cursos profissionalizantes da área tecnológica. Todavia, ele é voltado a estudantes de escolas públicas, trabalhadores agrícolas, com deficiência e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas. 

Por Luciana Viturino

Deixe o seu comentário

5 comentários em “Cursos técnicos estão em alta no mercado de trabalho

  1. bruno francisco videsde oliveira

    gostaria de uma relação de curso para fazer

  2. francinalva silva

    Quero muito fazer um curso mas ainda não sei qual fazer

  3. Wagner Pandolfo

    Bom dia gostaria de uma relação de curso para fazer na área de construção civil,e de terraplanagem de estradas.

  4. Nataly

    Gostaria de uma relacao de cursos disponiveis …