Cursos técnicos gratuitos são oferecidos na Bahia


Mais de 10 mil vagas estão abertas em regiões da Bahia para cursos técnicos voltados para a Educação Profissional.

Mais de 10 mil vagas em cursos técnicos gratuitos estão disponíveis na Bahia – mais precisamente 10.035 vagas, para Salvador e para cidades do interior. As vagas foram disponibilizadas pela Secretaria da Educação do Estado e são voltadas para a Educação Profissional.

As vagas estão distribuídas desta forma:


  • 5.515 vagas para o Proeja Médio, que são destinadas a jovens e trabalhadores que tenham mais de 18 anos e que já tenham o ensino médio concluído;
  • 315 vagas para o Proeja Fundamental, que são as destinadas a quem tenha mais de 18 anos e que ainda não tenha concluído o ensino fundamental;
  • As 4.205 vagas restantes são para o Prosub e são destinadas a quem foi sorteado em novembro de 2014 para 2015, segundo semestre. É pela ordem de classificação. Dessas vagas, 53 municípios são contemplados, incluindo Salvador. Os cursos ofertados são de nível médio: comunicação visual, canto, multimídia, artes dramáticas, técnico em nutrição e dietética, agroecologia e hospedagem.

Mas é preciso correr, as inscrições começaram na segunda-feira (20) e vão somente até o dia 24 de julho, sexta-feira. As mesmas devem ser feitas diretamente nos Centros Estaduais e Territoriais e unidades que oferecem Educação Profissional.

Documentação necessária para a matrícula e o ingresso:

Os interessados em ingressar nos cursos Proeja Médio e Proeja  Fundamental devem ir até às unidades escolares munidos de carteira de identidade, comprovante de residência, CPF, atestado de escolaridade ou histórico escolar (tem que levar cópias e os originais). É necessário que leve também a carteira do Sindicato das Empresas de Transportes Geral (Setps), para unidades escolares do município de Salvador.



Para quem entrou pelo sorteio eletrônico, não esquecendo que segue a ordem do cadastro, as orientações são estas: fazer a matrícula e ir até os centros e unidades para onde foram sorteados munidos dos mesmos documentos citados acima. Caso precise de mais informações, acesse o site: www.educacao.ba.gov.br.

Por Elia Macedo

Deixe o seu comentário