Cursos Técnicos no IFSP em 2018


O IFSP oferece mais de 5,9 mil vagas em vários cursos técnicos.

Se você tem interesse em obter mais qualificação profissional e deseja estudar em uma instituição de ensino de qualidade, saiba aqui sobre uma ótima oportunidade. O Instituto Federal de São Paulo está com inscrições abertas para seu processo seletivo 2018. As aulas terão início no primeiro semestre do próximo ano. Confira a seguir como participar da seleção.

Inscrições

O prazo para os candidatos se cadastrarem teve início em 9 de outubro (segunda-feira) e se encerra no dia 12 de novembro (domingo). Para se inscrever é necessário acessar o endereço eletrônico processoseletivo.ifsp.edu.br/edital/visualizar/5/, criar um cadastro no portal do candidato e preencher o formulário com suas informações pessoais. Ao escolher o curso, você deve optar também pelo campus e o turno no qual deseja estudar. Além disso, é necessário responder a um questionário socioeconômico.


As inscrições são gratuitas e são realizadas exclusivamente pela internet.

Quem for transgênero e desejar utilizar nome social, deve fazer o requerimento de inclusão, disponível no anexo V do edital.

Avaliação

Os candidatos não farão prova objetiva ou discursiva. A seleção ocorrerá através de análise do histórico escolar. Esse documento deve ser anexado no ato da inscrição.



Os concorrentes serão avaliados pelas notas obtidas nas disciplinas de português e matemática. Os conceitos equivalentes às notas numéricas são: 10 – excelente; 9 – aprovado médio superior; 8,75 – ótimo; 8 – aprovado médio inferior; 7,5 – bom; 6,25 – regular para bom; 5 – satisfatório; 3,75 – aprovado com dependência; 2,5 – sofrível; 1,25 – D- / E+; 0 – reprovado.

A relação preliminar está prevista para ser divulgada em 28 de novembro (terça-feira). Já a listagem com o resultado final deve ser divulgada em 20 de dezembro (quarta-feira).

Oportunidades

No total, o IFSP oferece mais de 5,9 mil vagas em vários cursos técnicos, sendo 40 para cada turno. Confira alguns deles: Informática, Mecânica, Mecatrônica, Agroindústria, Eventos, Alimentos, Agronegócio, Administração, Automação Industrial, Redes de Computadores, Logística, Eletroeletrônica, Eletrônica, Edificações, Hospedagem, Química, Fabricação Mecânica, entre outros.

As modalidades dos cursos ofertados são: 1) integrado – exigindo que o candidato tenha concluído o ensino de nível fundamental. Nesse caso, o aluno vai estudar o técnico e o ensino médio no IFSP; 2) concomitante – destinado tanto para quem já terminou o ensino médio, quanto para quem ainda está estudando. O aluno vai estudar no IFSP apenas o curso técnico e 3) subsequente – exclusivamente para quem já tem nível médio completo. Nessa situação, o estudante vai cursar o técnico no IFSP.

Há cursos disponíveis no turno vespertino, noturno, matutino e integral.

Os campi com vagas disponíveis são: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Catanduva, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapetininga, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Registro, São Carlos, Salto, São José dos Campos, São Roque, São Paulo, Sorocaba, Sertãozinho, Votuporanga, Tupã, Suzano, entre outros.

A duração dos cursos varia, podendo ser 1 ano e meio, 2 anos, 3 ou até 4 anos.

Há vagas reservadas para pessoas com necessidades especiais (PNE), que se autodeclaram preto, pardo ou indígena, que tenha estudado integralmente em instituições públicas de ensino ou que tenha renda bruta familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Matrículas

Os aprovados deverão comparecer no campus de interesse para efetuar a matrícula no período de 17 de janeiro de 2018 (quarta-feira) a 23 de janeiro de 2018 (terça-feira).

É necessário apresentar os seguintes documentos para efetivar a matrícula: CPF, RG, certificado de conclusão e histórico escolar do ensino fundamental, certidão de nascimento ou de casamento, certidão de alistamento militar, para homens entre 18 e 45 anos de idade, comprovante de residência atualizado e duas fotos 3 x 4.

Mais informações

Para ver o edital e conferir mais detalhes sobre o processo seletivo do IFSP, acesse o site processoseletivo.ifsp.edu.br/edital/visualizar/5.

Por Melisse V.

Deixe o seu comentário