Dicas de cursos online e gratuitos em universidades do Brasil

Categorias: Cursos - Cursos gratuitos - Dicas - EAD

Fazer um curso online nos últimos tempos tem se tornado bastante comum. Diversos fatores contribuem para esse crescimento significativo. Mas um em especial chama a atenção: a comodidade. Afinal de contas, nem todo mundo tem o tempo necessário, ainda mais com a correria do dia a dia, para participar de aulas presenciais. E é exatamente para esses profissionais que não possuem muito tempo disponível que temos uma dica ideal: fazer cursos online e o melhor: gratuitos.



Em outras palavras isso quer dizer que a pessoa pode estudar onde quiser e quando puder.

Atualmente ao redor do mundo diversas universidades disponibilizam aulas e cursos gratuitos que podem ser acessados via internet. Essa modalidade tem se popularizado por aqui também.

Se você é um estudante, um professor ou simplesmente alguém que quer aprimorar seus conhecimentos, confira as dicas abaixo. Selecionamos algumas das melhores universidades brasileiras que oferecem cursos online, grátis e em grande quantidade:



– UNB / Universidade de Brasília:

A UNB é uma das mais respeitadas e conceituadas universidades do país. Dentre diversos temas ela oferece cursos à distância em pareceria com o portal www.veduca.com.br/browse/certified.

– USP / Universidade de São Paulo:

A USP disponibiliza seus cursos e aulas em mais plataformas. Isso é bom já que o estudante pode escolher qual a melhor se encaixa as suas necessidades. São elas: univesptv.cmais.com.br/cursos; www.veduca.com.br/browse/certified e eaulas.usp.br/portal/home.

– PUC-RJ / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro:

No caso da PUC do Rio de Janeiro os cursos estão disponíveis de graça no condigital.cursosccead.net/condigital. O site ainda é pouco conhecido, mas o conteúdo é bastante abrangente.

– UNICAMP / Universidade Estadual de Campinas:

A UNICAMP é outra instituição de ensino que disponibiliza cursos online em uma variedade de plataformas. Nesse caso são cinco e listamos as mesmas bem abaixo:

  • univesptv.cmais.com.br/cursos;
  • www.ocw.unicamp.br;
  • www.ggte.unicamp.br/minicurso;
  • www.ggte.unicamp.br/e-unicamp/public;
  • cameraweb.ccuec.unicamp.br.

Por fim, temos ainda a UNESP / Universidade Estadual Fluminense  que por meio do portal www.unesp.br/unespaberta oferece mais de 70 cursos aos interessados.

De qualquer forma a quantidade de cursos bem como dos temas relativos aos mesmos variam de acordo com a instituição. A dica é sempre se capacitar.

Por Denisson Soares



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *